borapessoal

1484 palavras 6 páginas
4 RESULTADO E DISCUSSÃO

4.1 Revisão da bibliografia.
Na montagem do levantamento bibliográfico foram colhidas informações de nove artigos, uma dissertação de pós-graduação em botânica sobre a família da espécie em estudo e uma tese que trata da atividade farmacológica de plantas do gênero Syzygium. Para melhor informação do conteúdo dos artigos nesse trabalho objetivou-se a produção de gráficos e tabelas.
Em geral esses artigos referiam-se à ação farmacológica, características morfológicas tanto da planta em geral quanto da folha, a parte mais usada popularmente e atividade farmacognóstica tendo em vista a preparação da droga para sua utilização em medicamentos fitoterápicos.

4.2 Confecção da exsicata

A exsicata é o nome que se dá a planta herborizada e acondicionada em uma pasta ou folha de papel, seu nome deriva do latim exsicata que quer dizer secar. Tal material é preparado com o objetivo de armazenar e conservar partes de plantas em herbários. (MACHADO, S. R. 2010).
Herbários são valiosos bancos de dados que armazenam ampla informação sobre plantas individuais, representativas de espécies e de populações naturais ou cultivadas. (VALLS, 1998).
Durante uma aula prática foi feita, pelos componentes do grupo responsável por esse TCD, a confecção da exsicata de Syzygium cumini (Figura x) com o auxílio da professora orientadora, a mesma encontra-se armazenada no armário do laboratório de química da Faculdade Integral Diferencial – FACID destinado a este fim.

Figura x. Exsicata de Syzygium cumini

Fonte: Acadêmica de Farmácia Samara Cipriano

A confecção do rótulo foi realizada pela Acadêmica de Farmácia Tatiara Batista com as seguintes informações Família: Myrtaceae, Nome científico: Syzygium cumini, Nome vulgar: Jambolão ou Azeitona-roxa, Procedência: Bairro Morros, Teresina (PI) Brasil, Coletor: Ana Lúcia Gomes Soares e Silva e Data de coleta: 20 fev 13. (Figura x).

Figura x. Visualização do rótulo contido

Relacionados