Bons trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM

ADONES CHAVES SOUSA - RA: / adoneschaves@hotmail.com
GISELE PIMENTA FERREIRA – RA: 240312
MARIA LUCIA – RA: 268009
NAIARA – RA:268033

A LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A história da educação brasileira começa em 1500 com a chegada dos portugueses; os indios que aqui viviam eram instruidos pelos pajés ou por umadulto da mesma aldeia. Em 1549 inicia uma nova educaçao comhecida como (alfabetização pela fé) instruida pelos Jesuitas que vinheram com uma missão civilizatoria para converter os indios a fé católica. Asaulas eram dadas nas casas do menisnos em casinhas de taipa. Porem catequisar os indios, não era tao simples como se imaginava os inidios começaram à esconder seus filhos nas matas, entre outrosproblemas. Com o passar do tempo a coroa Portuguesa começa a perceber que a educação jesuita é baseda apenas na religião e custa muito caro. Assim surgem novas mudanças consideradas comu rupturas, quelevam a educação ser aberta para brancos e algumas das elites coloniais e até mesmo para os indios dependendo do seu interesse; ao longo do desenvolvimento deste artigo iremos perceber que o estado tevebastante influência na história da educação.
A pedagogia dos Jesuitas é consolidada, apesar da tentativa de melhoria por parte do estado ainda eram encontrados problemas nas escolas como a falta deprofessores.
Como já dito os marcos historicos ou rupturas são bastantes importantes, e em 1579 inicia a exulsao dos Jesuitas, comandada por Marques de Pombal que pensava em implantar um governoabsolutista acabando de vez com os interesses jesuiticos. Desta ves o estado cuida diretamente da educaçao os professores concursados eram pagos pelo governo. Quem pasticipava desta educaçao eram os filhosdos nobres, mesmo com tantas mudanças o Brasil não conseguiu chegar aos 100 % pois os ensinos superiores tinham que ser feitos fora do país o que limitava a formaçao de muitos. Um ponto impotante...
tracking img