Bonfim/mg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DE BONFIM/ MG

As origens do município remontam aos tempos coloniais, quando o português Manuel Teixeira de Sobreira, acompanhado por outros patrícios e africanos, tomouposse da região, viabilizando a imigração para essas terras banhadas pelo rio Paraopeba e ricas em ouro. Entretanto, a rigidez das leis sobre a exploração do ouro fazia com que muitos mineradoresfugissem para lugares desconhecidos, levando todas as riquezas extraídas. Dentre tais fugitivos, estava Manuel Teixeira de Sobreira que, instalou-se em uma região à beira de um ribeirão, que denominouÁguas Claras. Nesta área, fixou morada juntamente com seus homens, que iniciaram o cultivo da terra. Uma das roças de milho plantada foi apelidada por Rocinha, primeiro nome dado às terras então ocupadas.O município, em 1832, passou a se chamar Bonfim, em homenagem ao Senhor do Bonfim, cuja imagem Sobreira trouxera de Portugal e colocara na capela de sua fazenda. Mais tarde, em 1839, cria-se omunicípio de Bonfim.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 20º19'36" sul e a uma longitude 44º14'19" oeste, estando a uma altitude de 930 metros e a 90 km da capital do estado. Sua população estimada em2004 era de 6 703 habitantes. As principais vias de acesso para o município são as Rodovias MG-040 e BR-381. Fica à 99 km de Belo Horizonte e à 66 km de Itaúna.

Possui uma área de 309,77 km².Turismo

O município e bastante conhecido também por muitas festas muito tradicionais:
CARNAVAL A CAVALO:Acontece em fevereiro ou março,e é caracterizado pela históriaque tem. Foi criado em 1840 porPadre Chiquinho que queria que a guerra entre Mouros e Cristãos tivessem um cunho religioso. Hoje em dia a festa se tornou muito conhecida e a cidade é conhecida como a "capital do carnaval a cavalo"FESTA DO SENHOR DO BONFIM: A festa do padroeiro da cidade que ocorre em 15 de Agosto.
FESTICANA: A cidade possui uma produção considerável de cana-de-açúcar para fazer cachaça, e no fim de...
tracking img