Bonanza supermecado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









































































SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
Histórico 4
responsabilidade social 7
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO

Atualmente, com a expansão e globalização, o mercado tem sido cada vez mais exigente tanto com as empresas quanto com a mão de obra. Nestetrabalho a empresa Bonanza Supermercados será analisado e seus resultados serão apresentados ao longo do mesmo mostrando que hoje é um dos maiores supermercados na região atendendo às necessidades de muitos nordestino. Sua estrutura organizacional será apresentada de modo que possamos conhecer um pouco de suas funcionalidades, serviços ou cargos oferecidos.





Histórico

A história doGrupo DFC revela todo o empreendedorismo de seu fundador Djalma Farias Cintra. Em 1958, com apenas 17 anos, adquiriu uma mercearia, em Caruaru, com a ajuda financeira de seu pai. Em 1962, aproveitando uma oportunidade de negócio, comprou um armazém que vendia mercadorias aos soldados de um quartel próximo, mediante desconto em folha de pagamento.

“A inadimplência era zero e conseguimosmultiplicar por dez o faturamento da mercearia”, relembrou. Mas o Golpe Militar de 1964 interferiu diretamente no negócio, já que o novo comandante do quartel proibiu a venda com desconto em folha de pagamento. Apesar do baque, seguiu em frente e, em 1969, comprou uma padaria, chamada de Rainha do Ipojuca. Em 1976, a padaria transformou-se em supermercado, a primeira com a marca Bonanza.

A segunda lojafoi inaugurada em 1978, também em Caruaru. Os filhos se formaram e vieram ajudar a tocar a empresa que foi sendo ampliada. Entre 1988 e 2010 foram abertas 16 lojas do Bonanza, a marca mais antiga e tradicional do Grupo DFC, que conta atualmente com 18 unidades. De acordo com o ranking divulgado em 2011 pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Bonanza ocupa a 43ª posição entre osmaiores supermercadistas do País.


1 Estrutura Organizacional


Veremos a seguir um organograma do nível hierárquico da empresa que é basicamente a ordenação de elementos em níveis de importância:











O gerente tem como função organizar e planejar todas as tarefas para que os trabalhos de todos fluam de modo corrente, pois em um supermercado o trabalho é repetitivo e diário,o gerente também tem como foco melhorar a funcionalidade da empresa bem como solicitar fiscalização entre os funcionários.

O Subgerente deve verificar sempre para que tudo esteja correndo bem na loja, se as pessoas estão sendo bem atendidas, se os funcionários são bons, enfim vigiar para que tudo corra sempre bem no ambiente, verificando tudo mesmo a arrumação da loja funcionários etc.

NOGRUPO DOS FUNCIONÁRIOS ESTÃO:

Tesoureiro: Cuida do dinheiro da empresa fazendo toda uma logística de para suprir todas as necessidades que a empresa precisa para de movimentar.

Conferente: O conferente deve conferir e analisar todos os produtos que chegam à loja por meio das transportadoras que diariamente abastecem a empresa.

Fiscal de caixa: Como o próprio nome já diz tem como funçãofiscalizar o fluxo de caixa e observar se o caixa está trabalhando de acordo com a ética e moral da empresa.

Caixa: Trabalha diretamente com o cliente, pois atende a todos que vão ao supermercado e tem como função passar as mercadorias que chegam ao caixa e devem a cada final do dia contar todo dinheiro do caixa onde o mesmo tem que bater com o total de todas as mercadorias vendidas.

Limpeza: Opessoal da limpeza ou serviços gerais tem como função manter a loja sempre limpa para que o cliente se sinta bem no ambiente que vai comprar.



2 PRODUÇÃO


O estoque dos produtos a serem vendidos fica nas prateleiras visíveis aos clientes e os congelados em freezer tanto em exposição quando estocado internamente, todos os produtos que serão vendidos ficam em estoque interno facilitando...
tracking img