Bomfrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
CURSO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
3º PERÍODO
PROF.: PAULO RENATO PORTO AMORIM
DISCIPLINA: GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS














A importância do Planejamento de Transportes
























Nome: Thiago Messias Raymundo
Matrícula: 2010180330

Resumo
O setor de transportes se alinha aos setores básicos da economia ao lado da saúde, energia e educação. Não épossível pensar em uma sociedade sem esse setor. E para que todos sejam beneficiados em suas necessidades de ir e vir, de locomoção, é essencial uma gestão planejada dos recursos que compõem sua administração. Várias abordagens relacionadas à área de planejamento e à tomada de decisão são consagradas pela comunidade científica.
Essas abordagens utilizam paradigmas que consideram a verticalidade e atransversalidade do conceito de planejamento como um processo contínuo e complexo envolvendo inúmeras variáveis, cada uma com seu escopo de aplicação, abrangência e limitações. Considerando esses paradigmas, o consenso é que o estudo sobre planejamento pode ser dividido no mínimo nos níveis estratégico, tático e operacional. Cada nível respondendo por uma série de características, requerendométodos e técnicas diversas cuja adequação vai depender do tomador de decisões.
Portanto, considerando os transportes um setor essencial à vida, o seu planejamento deve seguir regras que transcendem seus próprios limites e considere o cidadão como ator principal e objetivo permanente.


Introdução
A palavra planejamento, no senso comum, faz parte do vocabulário de um grande numero de pessoas. Cadavez mais as pessoas recorrem a algum plano quando pretendem realizar seus desejos e necessidades. Naturalmente cada uma dessas pessoas, ou até mesmo as organizações, possuem uma idéia aproximada do que significa planejamento.
Traçam metas, projetam cronogramas, despendem recursos financeiros e executam aquelas tarefas que supostamente farão alcançar seus objetivos. A vida moderna, portanto, requercada vez mais que se tenha uma atitude planejada para que todas as aspirações sejam satisfeitas.
É através da crença, algumas vezes nebulosa ora bem precisa, de que planejamento é antes pura e simplesmente uma técnica, que a maioria das iniciativas de projetos é levada a diante. Existem diferenças na abordagem do que seja planejamento, mas todas essas diferenças convergem para uma mesma crença:planejamento é uma técnica.
Ocorre que Planejamento é antes de tudo um estado de espírito. É claro que não é um estado de espírito contemplativo. Pelo contrário, a visão de planejamento como sendo essencialmente uma técnica é que se assemelha à contemplação: coloca-se no papel um conjunto de bons propósitos e de meios que, em tese, nos permitirão atingi-los; e daí está feito o planejamento. Tudodentro de uma técnica pré-estabelecida e aprovada. Mas o ato de planejar requer um estado de espírito ativo. É uma reflexão que precede e comanda uma ação, uma forma de mediação entre o conhecimento e a ação, entre a ação e o conhecimento. Assim, diversos fatores podem influenciar a forma de planejar. Com certeza o conhecimento do planejador e suas crenças e valores são essenciais ao sucesso de umplanejamento. É crucial a sua relação com a verdade, com o seu conhecimento sobre a situação e o que deseja alcançar, quais são os problemas envolvidos e como eles se explicam e se existe ou não interesse em resolvê-los.
Portanto, é essencial antes resolver questões nos campos do desejo, da vontade e, sobretudo, do poder político. Questões que envolvem a definição dos objetivos, os recursosnecessários para atingi-los e a vontade de fazer. Em termos de poder político, encontramos os óbices do princípio dos interesses conflitantes, o qual está relacionado, tanto aos recursos materiais, financeiros, humanos, de conhecimento tecnológico e organizacional como àqueles inerentes à própria atividade política. O exercício dessa atividade se resume em procurar conhecer quais são as forças...
tracking img