Bomerangue

1362 palavras 6 páginas
Introdução
Iremos abordar nesse trabalho sobre um esporte que se chama bumerang que foi descoberto em 1987 na Polónia e tinha sido feito a partir de um dente de mamute. Estimou-se que a sua origem remontaria a cerca de 23 mil anos atrás.
Bumerangue
Bumerangue é um objeto de arremesso com origem em várias partes do mundo. Como desporto, o seu número de adeptos vem crescendo em todo o mundo. Constantemente confundidos com os Kylies (armas de arremesso), os bumerangues foram criados para voltar à mão do arremessador quando não atingir um alvo.
História
A origem ainda não é muito certa; pesquisas mostram que antigas tribos na Europa usavam machados de arremesso e diversos tipos de bumerangues foram achados em várias partes do planeta em diferentes continentes. No Antigo Egito, um tipo especial de bastão era usado exclusivamente pelos faraós para caçar pássaros. O bumerangue mais antigo de que se tem notícia foi encontrado na Polônia, em 1987. Esta relíquia foi construída a partir de uma presa de mamute, há 23 mil anos.
De qualquer forma, o país que ficou mais famoso no mundo como "o país do bumerangue" foi a Austrália, onde os aborígenes usaram tanto bumerangues quanto bastões de arremesso por milhares de anos. O arqueólogo Roger Luebbers, em 1973, encontrou os mais antigos exemplares australianos. Acredita-se que tenham aproximadamente 9 mil anos. Foram escavados três bumerangues completos e o pedaço de um quarto, todos feitos de madeira.

Além de características lúdicas, o bumerangue era utilizado em atividades cotidianas. Servia para cortar carnes e vegetais, cavar a terra em busca de raízes comestíveis e também para golpear a superfície da água durante a pesca. Os aborígenes australianos também o usavam na caça de pássaros, aproveitando a revoada dos bandos para lançar bumerangues na expectativa de acertar algum animal.1 Mas muitos contestam esta afirmação, afirmando que o bumerangue só era mesmo utilizado para induzir os animais em direção à redes.
Os europeus

Relacionados

  • Kokori
    14832 palavras | 60 páginas
  • académico
    53377 palavras | 214 páginas