Bombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho tem como temas principais, bombas de lóbulos, peristálticas , engrenagens , centrifugas , pneumáticas e helicoidais , alem de vedantes utilizados nesses equipamento .
Bombas são equipamentos muito utilizados em indústrias das mais variadas tendências dês da alimentícia atem à química, dão suporte a vários processos em indústria, ate mesmo em hemocentros e hospitais, porexemplo, a bomba peristáltica que é utilizada na transfusão de sangue.
No decorrer do desenvolvimento iremos ver características, utilizações, funcionamento e demais funções e operações das bombas.

Desenvolvimento

Historia

Relatos da historia indicam que as primeiras formas de bomba utilizadas pelo homem decorrem de uma criação egípcia no século 2.000 a.C.
A bomba egípcia tinha o nomede shadoof, e foi a forma encontrada por eles para a irrigação a beira do rio Nilo.
Após os egípcios outros povos antigos adequaram as bombas para as suas necessidades, como foi o caso dos gregos que aperfeiçoaram as bombas com a utilização do famoso parafuso de Arquimedes .
Os romanos também tiveram uma grande participação no aperfeiçoamento das bombas e em suas diversas empregabilidades.Foram eles que criaram a primeira bomba hidráulica que se tem conhecimento.
E depois desses primórdios as bombas acompanharam a evolução das tecnologias e cada vez mais seu uso se tornou indispensável.

Bomba centrifuga

Desenvolve a transformação de energia através do emprego da força centrifuga, possuem pás cilíndricas com geratrizes paralelas ao eixo de rotação, as pás são fixas a um disco euma coroa circular que compõem o rotor da bomba.
Existem vários tipos de bombas centrifugas que variam de tamanho e rotação dependendo do fluido que será transportado por ela.
São bombas que apresentam uma construção simples o que facilita sua manutenção e apresenta um bom rendimento, com isso sua manutenção se torna fácil e de baixo custo .
Utilidades e características:Tem uma grandeabrangência na utilização dentro da industrias pois suas varias formas possibilitam que ela transporte dês de água limpa e fluidos com pouca viscosidade ate líquidos sujos e muito viscosos , são utilizadas em quase todos os seguimentos de industrias.
Condições de trabalho:
O seu funcionamento só ocorre quando a carcaça esta completamente cheia de liquido e o rotor mergulhado nele.
Componentes emanutenção:
Rotor, carcaça , caixa de gaxetas , mancais , suportes , e adaptadores para montagem.
O formato do rotor e suas dimensões variam de acordo com o liquido que será transportado pela bomba.
A carcaça é o componente fixo que envolve o rotor e assim como tal tem variação em suas dimensões dependendo do liquido transportado por isso podem ser adicionadas conexões para as tubulações que necessitem serinstaladas a bomba
Sua manutenção é relativamente fácil devido ao seu formato e montagem simples.
Tem um baixo custo uma vez que na maioria das bombas desse segmento utilizam gaxetas para a vedação.

Funcionamento:
A bomba centrifuga para funcionar, basicamente baseia-se na criação de uma zona de baixa e uma de alta pressão , portanto , é necessário que a carcaça esteja cheia de liquido econsequentemente o rotor esteja mergulhado no mesmo.
Devido a rotação do rotor por meio de uma fonte de energia externa , o liquido que esta entre as palhetas no seu interior é arrastado do centro para a periferia pelo efeito da força centrifuga , produzindo uma depressão interna ao rotor.
O liquido então sai do rotor pela periferia em alta velocidade e é lançado na carcaça ao seu redor. Então aenergia cinética do liquido se transforma em energia de pressão durante este trajeto.

Bomba de lóbulos

As bombas de lóbulos são amplamentes utilizadas em processos de tratamentos de efluentes e de líquidos tais como a água, e no bombeamento sem emulsificação, ou que envolvam sólidos em suspensão.
São bombas de baixo custo de manutenção e que tem uma alta eficiência, o que resulta na sua...
tracking img