Bombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bombas

Disciplina:Equipamentos Electromecânicos
Aluno:Joaquim Padilha
Numero:120271022
Data:15/02/2013
Índice

Introdução…………………………………………………………………….pag1
Bombas de Deslocamento Positivo……………………………………….pag2
Principio de funcionamento das Bombas de deslocamento positivo.….pag3
Turbo Máquinas……………………………………………………….…….pag4
Importância das TM……………………………………………….…….…..pag5
BombaCentrifuga……………………………………………………………pag6
Principais componentes…………………………………………………….pag7
Vantagens das Bombas Centrifugas………………………………………pag8
Tipos de Bombas Centrifugas……………………………………………..pag9 e 10
Alguns tipos de Bombas…………………………………………………pag11 e 12
Bombas alternativas…………………………………………………………pag13
Bibliografia……………………………………………………………………pag 14
Conclusão…………………………………………………………………….pag 15

Introdução

Este trabalho tem como objectivo descrever algunstipos de bombas, como por exemplo, as turbo-máquinas, as bombas de deslocamento positivo e as bombas centrífugas. Este trabalho vai basear-se apenas nestes três tipos de bombas. Priemeiramente irei falar nas bombas de deslocamento positivo, depois falarei nas turbo máquinas e no final vou falar sobre bombas centrifugas, vou falar no seu principio de funcionamento, as suas principais caracteristicas,as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Por fim irei mencionar alguns tipos de Bombas centrifugas

1
Bombas de deslocamento positivo

Toda bomba que após uma rotação de seu eixo, desloca um volume fixo de produto, independentemente das condições de pressão na saída, o que não é conseguido nas bombas centrífugas.
Entretanto, no bombeamento de líquidos pouco viscosos e a pressões elevadas,mesmo nas bombas de deslocamento positivo, observa-se uma pequena redução na vazão por rotação do eixo, de aproximadamente 10%.
São bombas que não admitem recirculação interna, ou seja, sempre deslocam fluido da entrada para a saída. Essas bombas caracterizam-se por trabalhar com baixas vazões e altas pressões e podem ser utilizadas com fluidos mais espessos (maior viscosidade). Bombas dedeslocamento positivo se dividem em dois grupos: bombas alternativas e bombas rotativas.
As bombas de delocamento positivo também podem ser chamadas de BOMBAS VOLUMÉTRICAS, assim são chamandas porque deslocam uma quantidade fixa (finita) de volume de fluido por vez.
Um exemplo das bombas volumétricas é a de pistão onde o seu mecanismo de funcionamento se restringe a três elementos mecânicos básicos:CILINDRO, PISTÃO e VÁLVULAS. Com esses 3 elementos cria-se um semi vácuo numa extremidade da bomba e uma compressão noutra extremidde conseguindo desta forma tirar o fluido de uma posição baixa e coloca-lo numa posição mais alta.

2
Princípio de funcionamento

O princípio de funcionamento da bomba baseia-se no deslocamento da engrenagem interna (palheta) em relação à engrenagem externa (rotor), isto é,a engrenagem interna gira excentricamente ao eixo da bomba.
Na entrada da bomba são formadas câmaras de sucção, entre os dentes da palheta e os dentes do rotor, que puxam o líquido para dentro da bomba.
Logo após, o fluxo de líquido é dividido pela meia-lua, que é fixa. Parte do fluxo é conduzida entre os dentes da palheta e a outra parte é conduzida entre os dentes do rotor. A meia-lua funcionacomo vedação entre a saída e a entrada da bomba.
Na etapa final, a palheta e o rotor voltam a se engrenar, reduzindo os espaços entre os dentes das engrenagens e expulsando o líquido pela conexão de saída da bomba.

3
Turbomáquinas

As turbomáquinas consistem em máquinas de fluidos, de movimento rotativo, constituídas por um rotor com pás de roda hidráulica, elemento no qual se leva a caboo intercâmbio de energia entre o eixo dele próprio e o fluido. Pode também existir uma coroa de pás fixas para orientar o fluxo e modificar a sua velocidade. O seu funcionamento baseia-se na variação do momento da quantidade de movimento do fluido para o qual deve existir um momento sobre aspás.
As turbomáquinas podem absorver potência pelo eixo e aumentar a...
tracking img