Bombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - BOMBAS CINÉTICAS:
1.1 - BOMBAS CENTRÍFUGAS RADIAIS:Nestas, o líquido entra no rotor paralelamente ao eixo, sendo dirigido pelas pás para a periferia, segundo trajetórias contidas em planos normais ao eixo.
1.1.1- SEGUNDO A POSIÇÃO DO EIXO: - Bombas Centrífugas Radial Horizontal - Bombas Centrífugas Radial Vertical - Bombas Centrífugas Radial Inclinada.
1.1.2 - SEGUNDO O NÚMERO DEROTORES:- Bombas Centrífugas Simples Estágios: São as bombas possuidoras de um único rotor como elemento propulsor da massa líquida
- Bombas Centrífugas Multiestágios
São as bombas possuidoras de dois ou mais rotores, um após outro no eixo da bomba, tendo a finalidade de proporcionar mais energia manométrica ao fluido.
1.1.3 - SEGUNDO A INTENSIDADE DE PRESSÃO- Baixa Pressão:São bombas com capacidadede elevação de coluna de líquido até 20m.
- Média Pressão:São bombas com capacidade de elevação de coluna de líquido compreendida entre 20 e 60m.
- Alta Pressão:São bombas com capacidade de elevação de coluna de líquido superior 60m.
1.1.4 - SEGUNDO O NÚMERO DE ENTRADA NA SUCÇÃO
- Bomba de Aspiração Simples ou Entrada Unilateral
Neste tipo, a entrada do líquido se faz de um lado e pelaabertura circular na coroa do rotor.
- Bomba de Aspiração Dupla Entrada Bilateral
O rotor tem uma forma que permite colher o líquido nos dois sentidos
opostos, paralelamente ao eixo da bomba, essa forma simétrica em relação ao plano normal ao eixo, equivale a dois rotores simples montados em paralelo, proporcionando uma descarga dupla.
1.1.5 - Segundo o Tipo de Sucção- Auto-escorvada- NãoAuto-escorvada
1.1.6 - Segundo a Montagem do Conjunto:- Bomba Vertical-Esta bomba trabalha com o seu eixo na posição vertical, por este motivo tem essa denominação
Bomba Horizontal :Esta bomba trabalha com o seu eixo na posição horizontal, por este motivo tem essa denominação. Estes tipos de bomba são os mais comuns.
1.1.7 - Segundo o Projeto do Rotor
Rotores Abertos:Têm o formato semelhante aoilustrado na Figura 1.14., são projetados sem as paredes laterais, onde as suas pás estão presas apenas no cubo central. São ideais para bombeamento de líquidos viscosos.
Rotores Semi-abertos: São desprovidos da parede dianteira, possuindo apenas a parede traseira onde estão fixados as suas pás. São utilizados para o bombeamento de líquidos viscosos, líquidos com grande grau de concentração de sólidosabrasivos em suspensão e líquidos sujos do tipo encontrado em esgotos tratados, água bruta e drenagens.
Rotores Fechados: Nesta categoria de rotores, são encontrados rotores de simples e dupla sucção.No rotor de simples sucção, o líquido é admitido apenas em um lado do rotor, enquanto que no rotor de dupla sucção, a admissão é feita nos dois lados opostos do rotor.
1.1.8 - Segundo a Construção daCarcaça
Para se ter acesso aos componentes de uma bomba, é necessário abrir a carcaça da bomba. Para isso, existem duas maneiras para abrir uma bomba, os quais são:- Carcaça bipartida radialmente,Carcaça bipartida axialmente
1.2 - Bombas Centrífugas Mistas
1.2.1 - Hélico-Centrífuga:Nesta tipo o líquido penetra no rotor axialmente, atinge aspás cujo bordo de entrada é curva e inclinada emrelação ao eixo, seguindouma trajetória que é uma curva reversa, tendo as pás dupla curvatura,e atinge o bordo de saída que é paralelo ao eixo ou ligeiramenteinclinado em relação a ele.
1.2.1 - Helicoidal:Neste tipo de bomba, o líquido atinge o bordo das pás que écurva e bastante inclinado em relação ao eixo, reversa, e as pás são superfíciede dupla curvatura.
1.3 - Bombas Centrífugas Axiais
Neste tipode bomba a massa liquida desloca paralelamente ao seu eixo,pela forma das pás do rotor e as pás guias, começam paralelamente ao eixo e sequem transformando-se em hélices cilíndricas. Forma-se uma hélice de vórtice forçado, pois, ao escoamento axial, superpõe-se um vórtice forçado pelo movimento da pás.Bombas axiais são utilizadas para grandes descargas (até várias dezenas de metros cúbicos...
tracking img