Bombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TURBOBOMBAS OU BOMBAS DINÂMICAS
As turbobombas são caracterizadas por possuírem um elementorotatório (conhecido como rotor) que exerce sobre o fluido uma força causandouma aceleração do mesmo. Essa aceleração não possui a mesma direção esentido do movimento do líquido em contato com o elemento que gera omovimento, ao contrário das bombas de deslocamento positivo. As forçasgeradas irão transferirquantidade de movimento ao fluido a ser bombeado.
BOMBA CENTRÍFUGA PURA OU RADIAL
Neste tipo de bomba o líquido entra no rotor paralelamente ao eixo derotação, sendo dirigido pelas pás para a periferia do rotor com uma trajetórianormal ao eixo. Desta forma, a trajetória das partículas são curvaspraticamente planas contidas em planos radiais.As bombas deste tipo são de "simples" construção comas pás apresentandocurvatura em apenas um plano, o que as qualificam para a produção em série.
BOMBA HELICOIDAL
As pás neste tipo de bomba apresentam dupla curvatura, com a bordade saída bastante inclinada em relação ao eixo. Desta forma, a trajetória dapartícula é uma hélice cônica e reversa. O rotor usualmente possui somenteuma base para a fixação das pás em forma de cone ou ogiva.
BOMBA AXIALNeste tipo de bomba não é propriamente uma bomba centrífuga, sendoseu projeto baseado na teoria de sustentação das asas e da propulsão dashélices ou ainda segundo a teoria do vórtice forçado. A trajetória da partículade fluido no interior começa de forma paralela ao eixo e se transforma em umahélice cilíndrica, formando uma hélice de vórtice forçado, pois ao escoamentoaxial sobrepõe-se umvórtice forçado pelo movimento das pás.As principais partes componentes de uma bomba centrífuga são o rotor e o difusor. No rotor, que recebe energia mecânica do motor, o fluido recebe quantidade de movimento e aumenta sua energia cinética. Em essência o rotor é um disco ou uma peça em formato cônico, que pode ou não ser dotados depás. No caso do rotor não possuir pás a transferência de quantidadedemovimento para o fluido ocorre por interação viscosa da superfície do discocom o fluido. No rotor com pá, a interação é inercial.A operação normal de bombeamento consiste em fornecer energia aofluido para que possa executar o trabalho representado pelo deslocamento deseu peso entre duas posições, vencendo as resistências que se apresentemem seu percurso. Como estamos falando de trabalho éinteressanteestabelecer uma convenção que permite indicar a situação de cada parcela daenergia cedida ao liquido. Tomando como referência a figura, será definidoíndices para representar cada região especifica do sistema de bombeamento.

Grandezas características

Uma bomba destina-se a elevar um volume de fluido a uma determinada altura,
em um certo intervalo de tempo, consumindo energia para desenvolvereste
trabalho e para seu próprio movimento, implicando, pois, em um rendimento
característico. Estas, então, são as chamadas grandezas características das
bombas, isto é, Vazão Q, Altura manométrica H, Rendimento η e Potência P.
Altura manométrica ou Carga - H

Altura manométrica de uma bomba é a carga total de elevação que a bomba
trabalha. É dada pela expressão (1) e esquematizada pelaFigura 13.
H = hs + hfs + hr + hfr + (vr
2/2g) (1)
onde:
H = altura manométrica total;
hs= altura estática de sucção;
hfs= perda de carga na sucção (inclusive NPSHr);
hr = altura estática de recalque;
hfr = perda de carga na linha do recalque;
vr
2/2g = parcela de energia cinética no recalque, normalmente desprezível em
virtude das aproximações feitas no cálculo da potência dos conjuntoselevatórios.
Rendimentos
Perdas de Energia
A quantidade de energia elétrica a ser fornecida para que o conjunto motorbomba
execute o recalque, não é totalmente aproveitada para elevação do
líquido, tendo em vista que não é possível a existência de máquinas que
transformem energia sem consumo nesta transformação. Como toda máquina
consume energia para seu funcionamento, então, haverá...
tracking img