Bombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

DIMENSIONAMENTO DE BOMBAS HIDRÁULICAS









Salvador
2012

Diego Prado
Douglas Vieira
Tarsiane Macedo

DIMENSIONAMENTO DE BOMBAS HIDRÁULICAS


Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Fenômenos do Transporte I como forma de avaliação da IIIunidade do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
Orientador: Jefferson Granjeiro

Salvador
2012

Sumário

Sumário 3
1. Introdução 3
2. Conceitos Iniciais 4
2.1 Regime de Análise: 4
2.2 Bombas: Tipos e Classificações. 4
2.3 Principais Componentes das Bombas Centrífugas 6
3. Seleção do tipo de Bomba7
4. Calculo da Perda de Carga 11
4.1 Perdas de em acidentes de Tubulação 12
4.2 Curvas características do sistema 15
4.3 Pontos de operação 19
5 NPHS 20
5.1 Precauções contra a Cavitação 21
6. Considerações Finais 22
7. Referências 23

1. Introdução

Tendo em vista o constante desenvolvimento da tecnologia, a necessidade de processos automatizados, rápidos eprecisos, com redução de custos operacionais, se faz cada dia mais necessário.
Nesse sentido este trabalho apresentará os conceitos básicos para o correto dimensionamento de bombas centrifugas, fazendo a análise das curvas características dessas bombas.
Deve-se considerar para efeito de estudo que os conceitos e princípios básicos da hidráulica e sobre os sistemas de bombeamento estejam bem fixados.A partir desse ponto abordaremos altura manométrica, potencia consumida, vazão, entre outros aspectos importantes para a compreensão da curva de uma bomba centrifuga.
2.
Conceitos Iniciais

2.1 Regime de Análise:

Neste estudo os temas abordados tem como base o trabalho da bomba com um liquido perfeito em escoamento permanente no sistema podendo ser esse ultimo em regime nãouniforme e uniforme, ou seja, trataremos sempre de escoamento não turbulento de fluidos ideais, incompressíveis e perfeitamente móveis sendo que esse ao longo de sua trajetória mantém em qualquer que seja o ponto fixo no seu interior suas grandezas físicas (peso específico, temperatura, viscosidade, etc) e condições de escoamento (pressão, velocidade, aceleração).

Figura 1 - Escoamento em regimepermanente e uniforme

Figura 2 - Escoamento variado e acelerado

2.2 Bombas: Tipos e Classificações.

As bombas hidráulicas por definição são máquinas ou dispositivos mecânicos que fornecem energia a um líquido e como consequência facilita-se o movimento deste com o aumento da velocidade, pressão ou altura (energia potencial).
Podem ser definidas também como máquinas geratrizes cujafinalidade é realizar o deslocamento de um líquido por escoamento. Resumindo, ela transforma o trabalho mecânico que recebe para seu funcionamento em energia (geralmente energia elétrica transformada em energia mecânica rotacional por um motor), que é comunicada ao líquido sob as formas de energia de pressão e cinética.
As bombas são ainda máquinas de fluxo podendo ser classificadas como BombasCentrífugas ou Turbo-bombas e Bombas volumétricas ou de Deslocamento positivo. Segundo o Manual de seleção e aplicação de bombas centrífugas da KSB as Turbo-bombas tem por princípio de funcionamento a transferência de energia mecânica para o fluido a ser bombeado em forma de energia cinética. Por sua vez, esta energia cinética é transformada em energia potencial (energia de pressão) sendo esta a suacaracterística principal. O movimento rotacional de um rotor inserido em uma carcaça (corpo da bomba) é o órgão funcional responsável por tal transformação, sendo ainda de três tipos variando a direção de saída do fluido: radiais, de fluxo-misto ou fluxo radial.

Figura 3 - Classificação das bombas centrífugas.

Já as bombas de deslocamento positivo tem por característica de funcionamento a...
tracking img