Bombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BOMBAS
A bomba é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos, tomando energia mecânica de um eixo, de uma haste ou de um outro fluido: ar comprimido e vapor são os mais usuais. As formas detransmissão de energia podem ser: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação – ou qualquer combinação destas formas de energia. Como conseqüência, facilita-se o movimento dolíquido. É geralmente aceito que o líquido possa ser uma mistura de líquidos e sólidos, nas quais a fase líquida prepondera.
Sua importancia se deve ao fato de que são dispositivos utilizados paraconverter energia mecânica em energia hidráulica. Quando em operação, criam um vácuo parcial na linha de entrada e provocam a sucção do líquido para dentro de seu corpo. Segundo sua ação mecânica, encaminhaeste mesmo líquido à linha de saída (pressão) e força-o para dentro do sistema hidráulico. As bombas hidráulicas produzem vazão de líquido para o Sistema Hidráulico, sendo que a resistência à estavazão ocasiona a formação da pressão. Quanto maior for a resistência à vazão, maior será a pressão fornecida pela bomba. Na linha de sucção da bomba, o vácuo parcial permite a admissão de óleo em suaentrada, entretanto podemos observar que na falta de óleo poderá ocorrer duas situações distintas:
Aeração – faltando óleo na entrada da bomba, ela não poderá fornecer vazão e ficará girando livre apenascom ar no seu interior.
Cavitação – A falta de óleo na entrada da bomba faz com que o ar succionado provoque o efeito vácuo na sua entrada, denominado cavitação. Este efeito é prejudicial às bombasde força porque provoca danos ao corpo do elemento gerador de força das mesmas, chegando até mesmo à quebra do mecanismo.
Eixo de Cizalhamento- é o enfraquecimento proposital de um certo local do eixoda bomba que provoca a sua quebra quando a bomba estiver travada .
Desempenho das Bombas Hidráulicas- as bombas são geralmente avaliadas em termos de descarga volumétrica, designada “volume de...
tracking img