Bombas Hidráulicas Alternativas - Resumão

1934 palavras 8 páginas
BOMBAS HIDRÁULICAS ALTERNATIVAS (DE PISTÕES AXIAIS E RADIAIS)
Histórico - Picota - A primeira razão para o ser humano necessitar de uma bomba foi a agricultura. É constituída por dois pedaços longos de madeira, um deles na posição vertical. O outro, perpendicular ao primeiro, tem numa extremidade um peso e no outro um recipiente para a água. Baixa-se o recipiente ao poço e o peso na outra extremidade ajuda a içar o recipiente.
Sarilho - O Sarilho é um dispositivo utilizado para tirar água de poços. Ele é constituído de um cilindro circular que pode girar em torno do próprio eixo e que é acionado manualmente por uma manivela à qual se aplica força motriz perpendicular à manivela usado para elevar um balde que está preso a extremidade de uma corda enrolada no cilindro.
Nora Persa - Nora Persa ou Roda Persa é um engenho ou aparelho para tirar água de poços ou cisternas. É constituído por uma ou duas rodas dentadas e uma numerosa cadeia de pequenos reservatórios ou alcatruzes, capaz de elevar a água, tanto a de superfície como a de profundidade. Este sistema faz circular um conjunto de alcatruzes entre o fundo do poço e a superfície exterior. Os alcatruzes descem vazios, são enchidos no fundo do poço, regressam e quando atingem a posição mais elevada começam a verter a água numa calha que a conduz ao seu destino.
Bomba de Ctesibius - As bombas alternativas a pistão ou êmbolo já eram do conhecimento dos gregos e dos romanos. Ctesibius, por volta de 250 A.C., inventou uma bomba alternativa movida por uma roda d’água, construída por seu discípulo Hero de Alexandria.
Parafuso de Arquimedes - A Bomba de Parafuso originalmente era constituída por um parafuso colocado dentro de um tubo cilíndrico oco. Pode ser vista como um plano inclinado (outra máquina simples) envolvido por um cilindro. A extremidade mais baixa é colocada na água e o parafuso é rodado (antigamente por um moinho de vento ou mesmo manualmente, atualmente por um motor elétrico). À medida que a

Relacionados

  • Tcc Josi 2
    14409 palavras | 58 páginas
  • Relatorio
    77223 palavras | 309 páginas