Bombas hidraulicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Com o passar dos anos a hidráulica vem se destacando e ganhando espaço como um meio de transmissão de energia nos mais variados segmentos do mercado. Com essa visão, iremos estudar ao longo deste trabalho acadêmico um importante equipamento utilizado na hidráulica, a bomba hidráulica.
Este trabalho apresentará definições a cerca de bombas hidráulica, explicando seufuncionamento, suas principais aplicações, a classificação dessas bombas e os principais tipos, bem como o funcionamento dos tipos de bombas hidráulicas.


BOMBA HIDRAULICA
1 Definição:
Para que um fluido possa ser deslocado ou mantido em escoamento precisamos fornecer energia a ele. Um equipamento capaz de fornecer tal energia é a bomba hidráulica.
São máquinas que recebem energia mecânica de ummotor ou turbina, e transformam parte desta força em movimento e força, cedendo estas duas energias ao fluído bombeado, de forma a escoar o fluido de um ponto a outro ou fazê-lo circular em um circuito.
A partir dessa definição, podemos concluir que o uso desse tipo de bomba é necessário quando precisamos aumentar a pressão e/ou a velocidade de trabalho de um fluido em um sistema.
Ofuncionamento geral de uma bomba hidráulica é simples, a ação da turbina ou do motor cria um vácuo parcial na entrada da bomba, isso faz com que a pressão atmosférica force o fluido do recipiente a penetrar na bomba. Assim, a bomba forçará o fluido através do sistema hidráulico.
Existem três partes fundamentais na bomba:
Corpo ou carcaça, que envolve o rotor, acondiciona o fluído, e direciona o mesmo paraa tubulação de recalque; O rotor, que é um disco provido de palhetas que impulsionam o fluído; E o eixo de acionamento, que transmite a força motriz ao qual está acoplado o rotor, causando o movimento rotativo do mesmo.
2 Classificação de bombas hidráulicas:
As bombas hidráulicas podem trabalhar com vários tipos de vazões, alturas de elevação, tipos de fluido e outras características defuncionamento. Devido a essa diversidade de tipos de bombas, vamos classificá-las em dois grandes grupos, bombas dinâmicas ou turbo bombas e bombas volumétricas ou bombas de deslocamento positivo.

2.1 Bombas dinâmicas ou turbo bombas
Nas turbo bombas, a movimentação do fluído ocorre pela ação de forças que se desenvolvem na massa do mesmo, em conseqüência da rotação de um eixo no qual é acoplado umrotor dotado de palhetas, o qual recebe o fluído pelo seu centro e o expulsa pela periferia, pela ação da força centrífuga.
No grupo das bombas dinâmicas ou turbo bombas, podemos destacar as bombas centrífugas, que podem ser puras ou radiais e tipo Francis, bombas de fluxo misto e bombas de fluxo axial.
2.1.1 Bombas centrífugas
Bombas centrífugas são aquelas em que a energia fornecida aolíquido é cinética, sendo posteriormente convertida em grande parte em energia de pressão. Nas bombas centrífugas a movimentação do líquido é produzida por forças desenvolvidas na massa líquida de um rotor. Estas bombas caracterizam-se por operarem com altas vazões, pressões moderadas e fluxo contínuo. As bombas centrífugas podem ser de dois tipos, as radiais e as do tipo Francis.
As bombas centrífugasradiais são bombas onde a energia cinética é originada pelo desenvolvimento de forças centrífugas na massa líquida devido á rotação de um rotor de características especiais. A movimentação do fluído dá-se do centro para a periferia do rotor.
Figura 1 – Bomba centrífuga radial.

“As bombas tipo Francis usam um rotor com palhetas chamadas Francis, daí o nome de bomba tipo Francis. Acaracterística deste rotor é que suas palhetas possuem curvaturas em dois planos. Essa particularidade aproxima o desempenho dessa bomba ao de uma bomba de fluxo misto, embora tenha aplicação específica”.
(Em:<http://www.carotti.com.br/downloads/CONSIDERACOES_GERAIS_SOBRE_BOMBAS_HIDRAULICAS_SCHNEIDER.pdf>. Acesso em 04/03/12).

Figura 2 – Bomba centrífuga tipo Francis.

2.1.2...
tracking img