Bombas hidraulicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE BOMBAS HIDRAÚLICAS




















1. INTRODUÇÃO

Para que o fluido se movimente são necessários dois fatores:1)Um local ou caminho por onde o fluido passará;2)E um sistema que forneça energia suficiente ao líquido para este realize otrabalho e percorra o caminho pré-estabelecido.O caminho a ser percorrido pelo líquido é definido pela tubulação,constituídados tubos e dos acessórios a ela adicionados como válvulas,conexões, cotovelos, expansões, contrações, etc.Quem fornece a energia para movimentar o fluido pela tubulação é abomba. Para o dimensionamento de um sistema para transporte de fluidos sefaz necessário contabilizar os efeitos de cada componente que estãoassociados à tubulação bem como as características da bomba.

fig.01- Bombahidráulica em corte
[pic]



2. CONCEITO BOMBAS HIDRÁULICAS

São consideradas bombas hidráulicas todas as máquinas que recebem trabalhomecânico, fornecido por outra máquina (normalmente um motor elétrico ou acombustão interna), e o transfere para o fluido realizar trabalho.O processo pelo qual ocorre esta transferência de energia são resultados dasinterações dinâmicas entre um elemento orgânico dodispositivo (rotor) e o fluido, esão geralmente baseadas no escoamento e nas forças detectadas nainterface dofluido e a superfície deste sólido.As bombas são operadas normalmente com líquidos (bombas d’águas), masexistem dispositivos que podem operar com gases (ventiladores), embora os princípiosbásicos sejam os mesmos emambos, pode haver diferenças significativas nadinâmica dos escoamentos nestesdois casos. Por exemplo, a cavitação é muitoimportante no projeto de bombas que operam com líquidos, sendo desprezível nosgases. Os efeitos de compressibilidade são importantes em bombas que operam comgases com número de Mach(razão entre a velocidade do fluxo e a velocidade dosom no fluido)elevados, o que não acontece com os líquidos.A bomba hidráulica aspira o fluido hidráulico de um reservatório(lado deaspiração ou de entrada) e empurra-o para a saída (lado da pressão). Deste ponto ofluido é conduzido a um órgão distribuidor (órgão de comando), de onde poderá ser reconduzido ao reservatório ou fornecido ao receptor.
figs. 02, 03, 04 –Principio do funcionamento de uma bomba hidráulica
Em consequência das forças opostas ao movimento de trabalho doreceptor (por exemplo, durante olevantamento de uma carga por um cilindro)gera-se no óleo uma pressão elevada para vencer as forças opositoras.

figs. 05, 06, 07 –Principio do funcionamento de uma bomba hidráulica


[pic][pic][pic]




3. CLASSIFICAÇÃO DAS BOMBAS

As bombas podem ser classificadas de acordo com a forma como transferea energia para o fluido. Nesta classificação há dois tipos de bombas;

Bombas dedeslocamento positivo, também chamada debombas estáticas.

Alternativas
Rotativas

Turbomáquinas ou bombas dinâmicas.

Centrifugas Puras ou Radiais
Helicoidais
Axiais

No primeiro tipo (bombas de deslocamento positivo), o aumento daenergia do fluido é obtido por meio do deslocamento de um volume prédeterminado. O princípio de funcionamento deste equipamento pode ser observado no coração e nasbombas de encher pneus de bicicletas.No segundo tipo (turbomáquinas ou bombas dinâmicas), há uma sériede dispositivos (pás, discos, canecas, canais, etc.) que aumentam a energia dofluido e se baseia na transferência de quantidade de movimento por interaçãoviscosa entre superfície sólida do elemento e o fluido.Ventiladores, hélices debarcos e aviões, bombas d’águas centrífugas eturbo-compressoresdeautomóveis são exemplos deste tipo de equipamento.

3.1.BOMBAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO

As bombas de deslocamento positivo apresentam uma ou mais câmarasque comunicam a energia de pressão ao fluido, provocando o seu escoamento.Desta forma, proporcionam as condições necessárias para que se realize oescoamento na tubulação de aspiração e na de recalque. Este tipo de bombapode ser classificada...
tracking img