Bombas hidraulicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bombas Hidráulicas

As bombas são utilizadas, nos circuitos hidráulicos para converter energia mecânica em energia hidráulica. A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, o que permite que a pressão atmosférica force o fluido do tanque através da linha de sucção, a penetrar na bomba. A bomba passará o fluido para a abertura de descarga, forçando-o através do sistema hidráulico.As bombas são classificadas basicamente em dois tipos; Hidrostática (deslocamento positivo ou constante) e Hidrodinâmica (deslocamento não-positivo ou variável).

As bombas de distribuição constante possuem ampla aplicação na indústria e são usadas em grande número. A maior parte das bombas de distribuição constante é do tipo rotativo ou centrífugo, mas algumas das maiores são do tipo de pistãode reciprocação. A nomenclatura para a bomba de distribuição constante é bomba de vazão fixa, e para a bomba de distribuição variável é a bomba de vazão variável. Bombas hidrodinâmicas São bombas de deslocamento variável (não-postivo), usadas para transferir fluidos e cuja única resistência é a criada pelo peso do fluido e pelo atrito. Essas bombas raramente são usadas em sistemas hidráulicos,porque seu poder de deslocamento de fluido se reduz quando aumenta a resistência e também porque é possível bloquear-se completamente seu pórtico de saída em pleno funcionamento da bomba.

Bombas Hidrodinâmicas

Bombas Hidrostáticas São bombas de deslocamento positivo (constante), que fornecem determinada quantidade de fluido a cada rotação ou ciclo. Como nas bombas hidrostáticas a saída dofluido independe da pressão, com exceção de perdas e vazamentos, praticamente todas as bombas necessárias para transmitir força hidráulica em equipamento industrial, em maquinaria de construção e em aviação, são do tipo hidrostático, elas produzem fluxos de forma pulsativa, porém sem variação de pressão no sistema.

Especificações da Bomba As bombas são, geralmente, especificadas pela capacidade depressão máxima de operação e pelo seu deslocamento, em litros por minuto, em uma determinada rotação por minuto.

Relações de pressão A faixa de pressão de uma bomba é determinada pelo fabricante, baseada na vida útil da bomba.

Observação Se a bomba for operada com pressões superiores às estipuladas pelo fabricante, sua vida útil será reduzida.

Deslocamento Deslocamento é o volume delíquido transferido durante uma rotação e é equivalente ao volume de uma câmara multiplicado pelo número de câmaras que passam pelo pórtico de saída da bomba, durante a rotação da mesma. O deslocamento é expresso em centímetros cúbicos por rotação e a bomba é caracterizada pela sua capacidade nominal, em litros por minuto.

Eficiência volumétrica Teoricamente, uma bomba desloca uma quantidade defluido igual a seu deslocamento em cada ciclo ou revolução. Na pratica, o deslocamento é menor, devido a vazamentos internos. Quanto maior a pressão, maior será o vazamento de saída para a entrada da bomba ou para o dreno, o que reduzira a eficiência volumétrica. A eficiência volumétrica é igual ao deslocamento real dividido pelo deslocamento teórico, dada em porcentagem. Eficiência volumétrica =deslocamento real/deslocamento teórico x 100%

As bombas hidráulicas atualmente em uso são, na maioria, do tipo rotativo, ou seja, um conjunto rotativo transporta o fluido da abertura de entrada para a saída. De acordo com o tipo de elemento que produz a transferência do fluido, as bombas rotativas podem ser de engrenagem, palhetas ou de pistões.

Bombas de Engrenagens
Essas bombas podem usarmecanismos de bombeamento que consistem de; engrenagens internas, engrenagens externas, ou uma combinação de engrenagens interna e externas.Uma bomba de engrenagens é uma bomba rotativa na qual as engrenagens giram para causar a ação de bombeamento.A figura mostra como o fluido move-se numa bomba, o liquido entra, é levado entre os dentes e é forçado para a tubulação de descarga. Quando a ação...
tracking img