Bombas hidraulicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIDRÁULICA

2/7/2007

1

Introdução

Vem se destacando e ganhando espaço como um meio de transmissão de energia nos mais variados segmentos do mercado. Áreas de automatização foram possíveis com a introdução da hidráulica para controle de movimentos. O termo Hidráulica derivou-se da raiz grega Hidro, que tem o significado de água, por essa razão entendem-se por Hidráulica todas as leise comportamentos relativos à água ou outro fluido, ou seja, Hidráulica é o estudo das características e uso dos fluidos sob pressão.
2/7/2007

2

Conceitos Básicos
Definição de Pressão Pressão é a força exercida por unidade de superfície. Em hidráulica, a pressão é expressa em kgf/cm2, atm ou bar. A pressão também poderá ser expressa em psi (pound per square inch) que significa libra forçapor polegada quadrada, abrevia-se lbf/pol2.
2/7/2007

3

Conceitos Básicos
•Principio de Pascal Se uma massa líquida confinada receber um acréscimo de pressão, essa pressão se transmitirá integralmente para todos os pontos do líquido, em todas as direções e sentidos.

Todos os mecanismos hidráulicos são, em última análise, aplicações do princípio de Pascal.
2/7/2007

4

ConceitosBásicos
Princípio Prensa Hidráulica

2/7/2007

5

Conceitos Básicos
Conservação de Energia

Relembrando um princípio enunciado por Lavoisier: "Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma."

Quando desejamos realizar uma multiplicação de forças significa que teremos o pistão maior, movido pelo fluido deslocado pelo pistão menor, sendo que a distância de cada pistãoserá inversamente proporcional às suas áreas. O que se ganha em relação à força tem que ser sacrificado em distância ou velocidade.
2/7/2007

6

Conceitos Básicos

2/7/2007

7

Transmissão Hidráulica de Força e Energia
Líquido É uma substância constituída de moléculas. Ao contrário dos gases, nos líquidos as moléculas são atraídas umas às outras de forma compacta. Por outro lado, aocontrário dos sólidos, as moléculas não se atraem a ponto de adquirirem posições rígidas. Energia Molecular As moléculas nos líquidos estão continuamente em movimento. Elas deslizam umas sob as outras, mesmo quando o líquido está em repouso. Este movimento das moléculas chama-se energia molecular.
2/7/2007

8

Transmissão Hidráulica de Força e Energia
Os Líquidos assumem qualquer forma Odeslizamento das moléculas umas sob as outras ocorre continuamente, por isso o líquido é capaz de tomar a forma do recipiente onde ele está.

Os Líquidos são relativamente incompressíveis Com as moléculas em contato umas às outras, os líquidos exibem características de sólidos. Os líquidos são relativamente impossíveis de serem comprimidos.
2/7/2007

9

Transmissão Hidráulica de Força eEnergia
Transmissão de Força Os quatro métodos de transmissão de energia: mecânica, elétrica, hidráulica e pneumática, são capazes de transmitir forças estáticas (energia potencial) tanto quanto a energia cinética. Quando uma força estática é transmitida em um líquido, essa transmissão ocorre de modo especial.

2/7/2007

10

Transmissão Hidráulica de Força e Energia
Força Transmitida pormeio de um Sólido é transmitida em uma direção. Se empurrarmos o sólido em uma direção, a força é transmitida ao lado oposto, diretamente. Força Transmitida por meio de um Líquido se empurrarmos o tampão de um recipiente cheio de líquido, o líquido do recipiente transmitirá pressão sempre da mesma maneira, independentemente de como ela é gerada e da forma do mesmo.

2/7/2007

11

TransmissãoHidráulica de Força e Energia
Para encher um recipiente de 20 litros em um minuto, o volume de fluido em um cano de grande diâmetro deve passar a uma velocidade de 300 cm/s. No tubo de pequeno diâmetro, o volume deve passar a uma velocidade de 600 cm/s para encher o recipiente no tempo de um minuto. Em ambos os casos a vazão é de 20 litros/minuto, mas as velocidades do fluido são diferentes....
tracking img