Bombas hidaulicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAI IBIRITÉ
Bombas Hidráulicas
Palhetas e lóbulo


20/03/2013




Introdução



Neste trabalho você ficara conhecendo sobre bombas hidráulicas de palhetas e lóbulo, além defuncionamento, algumas de suas aplicações. Sendo descrito de maneira simples e de fácil entendimento.











































Bomba de palhetasO princípio de funcionamento de uma bomba de palheta consiste em um rotor provido de ranhuras engrenado ao eixo e girando dentro de um anel excêntrico. Nas ranhuras do rotor são colocadas aspalhetas, que entram em contato com a face interna do anel quando o rotor gira. A força centrifuga e a pressão sob as palhetas as mantém contra o anel. Formam-se então câmaras de bombeamento entre aspalhetas, o rotor, o anel e as placas laterais.
Na abertura de entrada, um vácuo parcial é criado quando o espaço entre o rotor e o anel aumenta. O óleo que entra nesse espaço fica preso nas câmaras, sendoempurrado para a abertura de saída quando o espaço diminui.
A vazão da bomba depende da espessura do anel e do rotor, bem como do contorno do anel.
As bombas de palheta são largamente utilizadas emcircuitos óleo-hidráulicos, devido a seu elevado rendimento em função do pouco atrito entre suas peças móveis, a baixa pulsação de bombeamento, ao baixo nível de ruído emitido e ao preço acessível.São ideais para utilização em maquinas industriais que trabalham em ambientes fechados e em regimes contínuos, as bombas de palhetas são mais silenciosas e duráveis do que os modelos de engrenagem,por isso, são indicadas para maquinas de usinagem e injetoras de plástico, por exemplo.
















Os principais tipos de bomba de palheta são:

• Bomba de palheta de cursosimples (desbalanceada): A construção dessa bomba é do tipo não-balanceado, pois o rotor gira dentro de um anel excêntrico, formando câmaras de alta pressão em apenas um lado da bomba. O eixo e o rotor,...
tracking img