Bombas centrifugas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1- Introdução 2
2- Fundamentação teórica 3
3- Materiais e Métodos 10
4- Resultados e discussão 15
5- Conclusão 24
6- Referências Bibliográficas25
7- Anexos 26

INTRODUÇÃO

O conhecimento dos equipamentos da indústria da Engenharia Química é de fator primordial para a formação acadêmica do aluno, assim, a utilização de técnica de instrumentação laboratorial, e de todos seus recursos para maximizar a precisão e a exatidão dos dados, é essencialpara o profissional da Engenharia Química.
Para a aprendizagem da instrumentação para o Laboratório de Engenharia Química, foram realizados os seguintes procedimentos: calibração de bomba peristáltica, calibração de termopar, determinação de viscosidade de uma solução pelo viscosímetro, calibração de rotâmetros líquidos e gasosos e o cálculo de perda de carga de uma tubulação; como método paraaumentar a eficiência da análise foi realizado repetições até chegar a um padrão de confiabilidade, na qual, poder-se-ia calcular o seu desvio padrão (diminuindo os erros das inúmeras repetições).
Deseja-se, com a presente prática, calibrar tais instrumentos, ou seja, obter a curva que fornece a relação entre a escala do equipamento e as vazões medidas. Para tanto, as vazões em vários pontos de talescala foram calculadas medindo-se o tempo necessário para que o fluido proveniente do equipamento ocupasse certo volume de um recipiente volumétrico auxiliar (provetas e bolhômetro); e também encontrar o ponto de operação da bomba (ponto ótimo) de um sistema de fluido precisando considerar características do sistema (dimensões e tipo de tubulações, a existência de acessórios como válvulas,mudanças de percurso de escoamento, etc.), bem como verificar as pressões da bomba para vários valores de vazão.
Para essa análise de calibração o método utilizado foi o da regressão linear, ou seja, pelos dados obtidos vamos achar a equação da curva de calibração (linha de tendência/linha de regressão) para cada equipamento e acharmos o seu coeficiente de determinação (R²) que mostrará o ajuste dadistribuição dos pontos em relação à curva de calibração, conseguindo a análise feita ser mais precisa e confiável.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Bombas

Bombas são máquinas hidráulicas que conferem energia a um fluido com a finalidade de transporte, obedecendo às condições do processo. Elas recebem a energia de uma fonte motora e cedem parte dessa energia ao fluido sob forma de energia de pressão,cinética ou ambas. Atualmente existe uma grande diversidade de bombas, podemos dividi-las em dois grupos principais, as bombas centrífugas e bombas volumétricas. Nas bombas centrífugas, também conhecidas como Turbo-Bombas, a movimentação do fluído ocorre pela ação de forças que se desenvolvem em conseqüência da rotação de um eixo no qual é acoplado um disco rotor dotado de pás, palhetas ouhélices, o qual recebe o fluído pelo seu centro e o expulsa pela periferia. Nas bombas volumétricas, ou de deslocamento positivo, a movimentação do fluído é causada diretamente pela ação do órgão de impulsão, que obriga o fluído a executar o mesmo movimento a que está sujeito este impulsor (êmbolo, engrenagens, lóbulos, palhetas).

BOMBAS CENTRÍFUGAS
São caracterizadas por possuírem um órgão rotatóriodotado de pás, chamado rotor, que exerce forças sobre o líquido que resultam da aceleração que lhe imprime. Essa aceleração, ao contrário do que se verifica nas bombas de deslocamento positivo, não possui a mesma direção e o mesmo sentido do movimento do líquido em contato com as pás. A descarga gerada depende das características da bomba, do número de rotações e das características do...
tracking img