Bombas centrifuga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO: FALHA EM BOMBAS
CENTRIFUGAS DA TORRE DE RESFRIAMENTO
Paulo Pereira Lima
Engenheiro Eletricista
Técnico em Mecânica


RESUMO

O presente estudo tem como objetivo descrever umafalha em duas bombas centrifuga de uma torre de resfriamento, após seis meses do start-up de operação das mesmas. Este trabalhos descreve algumas das ações da rotina da manutenção objetivandocorrigir as falhas e dar mais confiabilidade aos equipamentos.


INTRODUÇÃO


Através das inspeções diárias da manutenção, foi constatado um vazamento na região do selo mecânico, para não causar umimpacto em nossa operação diária com a política da manutenção em manter a confiabilidade do sistema, e isso nos levou a tomar medidas emergenciais para resolver e sanar o vazamento.


[pic]Foto-1. Detalhe da vedação do selo da bomba.

AÇÕES DA MANUTENÇÃO

Fizemos um planejamento de desmontagem para avaliar a situação interna do selo para investigar as causas prováveis das falhas nasbombas, com a desmontagem das bombas fizemos um paradigma com outras bombas nas mesmas condições de operações, pois suspeitávamos de sujeira, partículas sólidas no start-up das bombas, pois isso podecomprometer a confiabilidade do selo, analisamos também o tratamento químico das torres.




ANALISE E POSSÍVEIS CAUSAS

Conforme a foto mostra o nível de incrustação na caixa do selo mecânicoda bomba.

[pic]
Foto 2. Incrustação na caixa do selo mecânico.

Conforme a foto vemos mais detalhado uma incrustação na bucha protetora do selo, que veio a causar a falha do mesmo impedindo suaação no sentido de vedar.
[pic]
Foto-3. Selo mecânico e bucha protetora.







Comparação do selo mecânico semi-novo (usado) e o selo travado na bomba que apresentou a falha.
[pic]Foto4-. Selo usado como comparação de analise


Nesta foto comparamos as faces rotativas dos selos e vemos a face rotativa dos selos de ambas as bombas uma apresentando desgaste em função do selo...
tracking img