Bomba Peristáltica Microprocessada Multicanal

441 palavras 2 páginas
Sociedade Brasileira de Química (SBQ)

Desenvolvimento de uma bomba peristáltica multicanal microprocessada *Marcos A. S. Brasil (PG), Boaventura F. Reis (PQ)
*brasilmas@cena.usp.br
Universidade de São Paulo, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Av. Centenário 303, C.P. 96, 13416-000,
Piracicaba, SP, Brasil.
Palavras Chave: bomba peristáltica, análise por injeção em fluxo.

Introdução
Em sistemas de análise por injeção em fluxo (FIA), o bombeamento das soluções é um dos principais parâmentros. A bomba peristáltica é o equipamento de uso mais generalizado para a propulsão dos fluídos. O desempenho de um sistema FIA depende da qualidade da bomba peristáltica.Não há no mercado nacional bomba peristáltica com os recursos requeridos para laboratórios de pesquisas, tais como controle de vazão por software, bombeamento por tempo pré-programado e, acesso ao movimento dos roletes para sincronização com eventos relacionados ao procedimento analítico.
Neste trabalho, desenvolvemos uma bomba peristáltica que atende estes requisitos. O equipamento em apreço é constituído por um cabeçote com seis roletes de aço inox com rolamentos nas extremidades (MS Tecnopon,
Piracicaba – SP). A interface desenvolvida para controlar a bomba peristáltica, é baseada no microcontrolador 89S52, e permite trabalhar de forma autônoma com seleção de funções através de teclas instaladas no painel, ou por software através de interface serial.

Resultados e Discussão
Na Figura 1 é mostrado o cabeçote da bomba peristáltica, onde se observa que podem ser empregados quatro tubos de bombeamento de diâmetros distintos.

Os testes de desempenho envolveram controle e seleção de vazão estabelecidos por software, e realizada utilizando rotina de tempo real controlada por RTC. (Real Timer Clock), os resultados obtidos são demonstrados na Tabela 1.
Dias

Média (mL)

1
2
3
4
5
6

1,007 ± 0,002
1,006 ± 0,004
1,008 ± 0,003
1,007 ± 0,003
1,006 ± 0,002

Relacionados