Bomba atomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bomba Atômica
Para entender o que é e como funciona uma bomba atômica é necessário entender alguns conceitos sobre núcleo atômico e fissão nuclear.
● Núcleo Atômico:
Um núcleo de um átomo qualqueré constituído basicamente por prótons (partículas de carga positiva) e nêutrons (partículas semelhantes aos prótons, mas, que não possuem carga).
No núcleo de um átomo existem forças (forçasnucleares) que mantêm os prótons e nêutrons ligados. Estas forças devem ser suficientemente grandes para contrabalancear as repulsões elétricas decorrentes da carga positiva dos prótons. Uma vez que osnêutrons não possuem carga elétrica. Isso deve ocorrer para explicar a existência de núcleos atômicos estáveis.

● Fissao Nuclear:
O termo fissão significa quebra, separação. Então, fissão nuclear é aquebra, ruptura do núcleo atômico.
Em torno de 1934, Otto Hahn e Fritz Strassman observaram átomos de bário em rejeitos de reação nuclear com urânio e nêutrons acelerados. A partir disso, estudossurgiram para confirmar que o núcleo de urânio teria dado origem a outros menores.
Estes estudos verificaram que núcleos de urânio-235 capturavam um nêutron e se tornavam instáveis. Essa instabilidade étamanha, que o núcleo, para se estabilizar, divide-se em dois outros, e em três novos nêutrons. Estes nêutrons que são produzidos são capazes de induzir outras três reações de fissão nuclear. As novasreações produzirão mais nêutrons e esses iniciaram novas reações, e assim por diante. Esse é o processo de reação em cadeia, no qual um nêutron dá origem a uma série de reações de quebras nucleares.235 U + 1 n → 236 U → 141 Ba + 92 Kr + 3 1 n ∆E = -2x 1010 kJ/mol
92 92 56 36

Em uma bomba atômica, dois fragmentos de urânio, nenhum deles capaz de sustentar a reação emcadeia, são unidos para formar um bloco maior capaz de suportar a reação em cadeia. Com isso, ocorre a liberação de energia e a catastrófica explosão devastadora vista em Hiroshima e em Nagasaki, em...
tracking img