Bom trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PARA ALÉM DO QUADRO E GIZ:
A UTILIZAÇÃO DE FILME NO ENSINO DE HISTÓRIA



Autora: Izaura Aparecida Ferreira[1]
Orientadora: Nôila Ferreira Alencar[2]




RESUMO: O Presente artigo tem por finalidade fazer uma reflexão acerca do uso do filme como material de apoio pedagógico em salas de aula para o ensino da disciplina de história. A partir de uma pesquisa bibliográfica em uma abordagemqualitativa fundamentando-se em diversos autores e estudiosos que defendem o uso de filmes em sala de aula, visando compreender melhor como se da à utilização deste recurso midiático no processo ensino aprendizagem no ambiente escolar, apresentando pontos que este recurso no processo ensino aprendizagem vem a contribuir para o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos com a ampliação deconhecimentos sobre fatos e registros históricos desmistificando a imagem de que o filme em sala de aula seja somente apreciado apenas como entretenimento.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Filme, Ensino de História.



ABSTRACT: The present article aims to reflect on the use of film as pedagogical material in classrooms for the teaching of history. From a literature search on a qualitative approachBasing on various authors and scholars who advocate the use of film in the classroom, to better understand how to use this resource to the media in the learning process in the school environment, with points this feature in the learning process is contributing to the development of critical consciousness of students to increase their knowledge about facts and historical records demystifying theimage of the film in the classroom is only appreciated only as entertainment.

KEYWORDS: Education, Film, History, Teaching






1.1 Tecnologia aliada a Educação


O estudo da História trazido pelos educadores dentro de um contexto de leitura e apresentação de figuras, atualmente não corresponde às necessidades de aprendizado e conhecimento na educação e na sociedade. Atecnologia é a chave do momento neste mundo globalizado, sendo assim, o espaço da educação tem-se equipado gradativamente com TV (Canal aberto e fechado), DVD, Data Show, Computadores, etc... e associado às tecnologias, os educadores procuram agregar ao planejamento de aulas estes recursos com o objetivo de ministrar sua disciplina oferecendo ao educando uma mensagem de estudo com maior diversidade deinterpretação de forma ágil e prazerosa, propiciando a interação aluno e professor em uma relação harmoniosa e participativa. Araújo (2007, p.1) ao citar Gomes nos alerta que: “O processo tradicional de ensino não é mais capaz, sozinho, de realizar esta tarefa, está além de suas possibilidades, hoje a educação precisa ultrapassar a sala de aula e atender às necessidades imediatas da sociedade”.(ARAUJO, 2007apud GOMES, 1981, p1).
Para ultrapassar as salas de aula, o educador precisa estar preparado e consciente de que a proposta de se utilizar novas tecnologias no ensino desmistifica o papel do professor como mero propagador de informações e do aluno como um expectador passivo. Trazer para o dia a dia material interativo no processo de educação oferece ao educando e educador condiçõesde estarem interagindo com o tema estudado, seja através de imagens, filmes, músicas, pesquisas virtuais, dentre outros. Segundo Moran (2000) “Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processo permanente de aprendizagem”. (MORAN, 2000, p.1).
Quando a chamada de tempo nos entrelaça com esse momento globalizado, nos reafirma anecessidade de estarmos buscando mais e mais informações que nos remeta a uma resposta de conhecimento rápida e atualizada, e que traga em seu contexto a possibilidade não só escrita mais também visual, oportunizando além de conhecer, poder fazer uma interação entre os acontecimentos suas causas e consequências onde o aprender torna-se um eterno reaprender diante da História. Moran afirma: “na...
tracking img