Bom funcionamento da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O bom funcionamento da escola depende do bom funcionamento de uma complexa engrenagem para que os objetivos finais da escola: a socialização do aluno, o ensino e a aprendizagem, sejam cumpridos demaneira eficiente. As peças mais importantes dessa máquina são as pessoas: diretores, coordenadores, professores, funcionários e secretários. Esses profissionais precisam estar comprometidos com amissão da escola e alinhados às expectativas dos gestores e da sociedade, inclusive no que diz respeito a metas, devem conhecer suas atribuições de maneira clara e contribuir para a circulação dasinformações. Em contrapartida, merecem reconhecimento por parte dos líderes, salários dignos, formação continuada e condições favoráveis trabalho.
Ao elaborar seu projeto político pedagógico e o regimentoescolar, a escola garante sua autonomia e os professores conquistam também sua ação libertadora, através dos princípios e regras de convívio estabelecidos tanto na proposta pedagógica, quanto no regimentoescolar.
Todos os envolvidos neste processo devem entender bem o que é um PPP, pois entender isso é compreender o trabalho pedagógico na sua total plenitude, devem estar na mesma freqüência, ouseja, deve-se dar direito de opinião para todos, porem sempre respeitando o que é essencial e viável para a escola naquele momento. O Projeto Político Pedagógico enquanto organização do trabalho da escolacomo um todo, está diretamente ligado a princípios que são: igualdade de condições de trabalho para os professores, para acesso e permanência na escola dos alunos, qualidade de ensino, gestãodemocrática, liberdade e valorização do docente, por isso que é fundamental sua aplicabilidade. Esses pontos ou princípios são fundamentais para a escola e a comunidade, pois é na manutenção dos mesmos queformamos cidadãos, por isso, que a gestão escolar deve sempre olhar nesse sentido, ou seja, o pedagógico e não somente em aspectos cotidianos ou materiais. A gestão de uma escola que quer ter...
tracking img