Bom dias.doc

306 palavras 2 páginas
Trabalho de Aula Nº 01
Disciplina Teorias de Internacionalização das Empresas
Evolução do Empreendedorismo na China e no Japão

Responda aos exercícios neste documento e faça a entrega via webfolio até as 22h30min do dia 21/08.

1. Que fatores fizeram com que a produção chinesa na dinastia Ming, anteriormente característica pelas inovações tecnológicas, se voltasse para a produção de commodities?

-Revitalização da agricultura, o que fez com que os camponeses acumulassem excedentes.

-Novas capitais nacionais criadas por Honhwu e se filho Yongle. Melhorando rotas entre as cidades e rapidez na troca de documentos.

-Estimulado pelas 7 grandes expedições ao Sudeste Asiatico e Oceano Indico foram trazidas culturas estrangeiras que envolviam esses hábitos.

-Aumento da população, que dobrou em 200 anos.

2. De que forma as redes sociais na China atual influenciam a maneira de fazer negócios?

Em meu ponto de vista, os chineses fazem negócios com quem está próximo aos seus relacionamentos pessoais ou familiares (guanxis=relações fortes). Também há possibilidade de negócios se alguém que o conhece apresentar-lo para algum conhecido.

3. Que características definem o empreendedor da China Pós-Mao Tse Dong?

Os grandes empresários são basicamente aqueles que têm algum parentesco com lideres políticos e aqueles que têm sensibilidades para saber no que investir como por exemplo Ye que investiu na produção de tijolos em uma época em que a construção era muito forte no país.

4. Qual o papel da revolução Meiji no Japão para a mudança no perfil do empreendedorismo nesse país?

A revolução Meiji mudou bastante as características do país, ele deixou o isolacionismo, mudou o estilo de governo e também classes sociais. Após todas essas mudanças os novos empreendedores tinham muitas oportunidades de negócios pois aquele foi o “boom”econômico do Japão.

5. Que são os zaibatsu e os keiretsu no sistema industrial do Japão

Relacionados