Bolsa floresta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal De Alfenas-

ICSA, UNIFAL, Campus Avançado de Varginha.









Programa Bolsa Floresta: Beneficiando a População e a Floresta.



















Varginha

Agosto/2011

Programa bolsa floresta: Beneficiando a população e o meio ambiente

Introdução:

Doravanteiremos destacar uma inovação em programas de assistência do estado do amazonas em busca de benefícios à população e o meio ambiente.

Com o objetivo de garantir a melhoria da qualidade de vida da população do Amazonas atrelada a preservação da Amazônia o PBF consiste em quatro componentes, são eles, familiar, renda, social e associação. As famílias beneficiadas com o mesmo são financiadas peloestado com o intuito de manter as populações tradicionais das unidades de conservação de uso sustentável em seu local de origem e mantendo o uso dos recursos naturais, onde lhes são dadas gratificações por manterem a floresta protegida, cumprindo com a Fundação acordos em prol da floresta e ao mesmo tempo há uma gradativa melhoria da qualidade de vida dos beneficiados, que recebem além de uma ajudamensal um apoio financeiro em prol da melhoria dos processos de produção dos nativos, tornando- se necessário reconhecer que a conservação do meio ambiente é resultante das ações humanas, e somente com esta ajuda mutua será possível diminuir o impacto ecológico causado sobre a natureza.

1.1 Problemática e solução proposta pelo programa

O atual ritmo de degradação da Amazônia, diretamentecausada pela atividade humana acontece principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção do solo para cultivo agrícola e extração de madeira. O que causa grandes consequências sobre o planeta, onde o meio ambiente acaba impossibilitado pela sua drástica diminuição de absorver as enormes quantidades de dióxido de carbono liberados no meio ambiente todos os dias, causando mudançasclimáticas e agravando o problema do aquecimento global. E para procurar conter este avanço do aquecimento global foi criado no Estado do Amazonas o Programa Bolso Floresta que da Amazônia, incentivando com uma compensação financeira a recuperação e a preservação da floresta,visando melhorias tanto na qualidade de famílias, combatendo a pobreza e mudanças climáticas. Este programa é composto por quatro componentes: O Familiar que consiste na destinação de 50,00 às famílias mensalmente, onde o cartão magnético sai automaticamente em nome da esposa. De início as famílias recebem uma visita doscolaboradores da FAS ( Fundação Amazônia Sustentável ), onde é feito um levantamento socioeconômico-ambiental da realidade das mesmas. Após tal etapa é feita uma oficina com as famílias das Unidades de Conservação de uso sustentável, onde são explicados os objetivos do programa lhes demonstrando como a floresta deve ser usada sustentavelmente, os efeitos no clima provocados pelo desmatamento, entre outros.Em seguida, as famílias estando esclarecidas, firmam um contrato com a Fundação, se comprometendo a adotar medidas sustentáveis, no uso de somente animais pequenos em seu espaço, “se comprometendo“ a não aumentarem suas áreas de roçados, e o mesmo acordo com os recursos da floresta. O componente Associação tem como objetivo apoiaras UCs, ajudando nos processos da fiscalização e controle do PBF junto às famílias. Em seguida a componente Renda investe anualmente nas cadeias produtivas, procurando proporcionar melhorias no processo de produção dos nativos, a não ser que para tal processo seja usados fogo, fumaça ou quaisquer recursos que prejudiquem a floresta, ou seja, são investidos em atividades extrativistas, sistemas...
tracking img