Bolsa familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) pode ser implantado em um município, ou DF, onde haja vulnerabilidade social, com isso oferecer os serviços aos seus usuários que vivem na pobreza e em situação de risco social. O CRAS atende as famílias carentes, crianças, adolescentes e idosos, aproximando, criando e fortalecendo vínculos com a família e a comunidade. Com isso é fundamentalque o espaço físico do CRAS, seja um local bem situado e de fácil acessibilidade, facilitando a vida dos usuários, que buscam apoio, orientações e proteção social básica.
O CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em área de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias/ano. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede deserviços socioassistenciais locais das políticas de assistência social. PNAS (2004) e NOB/SUAS (2005).
Portanto tem papel importante na área onde se localiza, ou seja, local onde e espaço deve está de acordo com o trabalho social com a NOB/SUAS, norma operacional básica e diretriz do MDS, ministério do desenvolvimento social e combate a fome. Com as famílias no território de abrangência econta com profissionais qualificados de referencias Concedendo trabalho social e contínuo de proteção social as famílias e seus membros, através do Programa Integral de Assistência a Família (PAIF).
O CRAS atua com pessoas, ou seja, famílias e indivíduos buscando orientar proteger, fomentar, estimular a participação e convivência sócio familiar e comunitária. Em busca de uma sociedade mais justa eigualitária solidária, fraterna e justiça social. Neste contexto é responsável pelo o ato de oferecer o Programa de Atenção Integral as Famílias. Com o objetivo de fortalecer a social proteção básica, o trabalho com as famílias, inclusão social, direito a vida com dignidade e acesso aos bens, serviços e politicas de transformação social com as famílias marginalizadas e em situação de risco social.O centro de referência de assistência social é uma unidade estatal decentralizada da politica de assistência, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica e do sistema Único de Assistência social (SUAS). Tem sua localização em área com maiores índice de vulnerabilidade social, com o atendimento as famílias por meio da proteçãosocial. É um espaço de concretização de direitos básico a sociedade o que possibilitam o primeiro acesso das famílias e indivíduos aos direito sócios assistenciais e proteção aos direitos constitucionais. É a porta de entrada dos usuários da politica de assistência social de referencia para encaminhamentos acompanhamento, acolhimento Para rede de Proteção social e a dignidade da pessoa humana, com oobjetivo de prevenir as ocorrências de situações de vulnerabilidade e risco social por meio de desenvolvimentos, fortalecimento de vínculos familiares, comunitários Ampliação de acessos direitos a cidadania e aquisições de potencialidades.
O qual desempenha papel de centralidade no espaço onde se localiza e constitui a principal estrutura física local cujo lugar deve ser compatível com asrealizações das atividades, o trabalho social com as famílias que necessitam e buscam atendimentos. Prestar serviços continuados de Proteção Social para famílias, e seus membros Por meio do programa integral as famílias, com acompanhamentos, serviços de acolhimento com ações protetiva, de caráter proativa e de prevenção com encaminhamentos para rede proteção social, onde vivem e para os demais serviçosdas outras politicas. Fortalecer, orientar apoiar na garantia dos direitos à cidadania a convivência comunitária e familiar. Prever situações de miserabilidade onde as famílias se encontram em condições de degradantes ou sub-humanidade e promover os meios necessários para uma vida digna com igualdade humanidade dignidade moralidade justiça social que fortaleçam os vínculos familiares e...
tracking img