bolsa familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMAS SOCIAS

Conheça o Plano
Qual o objetivo do Plano Brasil Sem Miséria?
O objetivo do Plano Brasil Sem Miséria é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. As famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas serão localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades.
A quem o Plano Brasil Sem Miséria édirecionado?
O Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros.
Quais as ações envolvidas no Plano Brasil Sem Miséria?
O Plano Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviçospúblicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidadesgeradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.
A expansão e a qualidade dos serviços públicos ofertados às pessoas em situação de extrema pobreza norteiam o Brasil Sem Miséria. Para isso, o plano prevê o aumento e o aprimoramento dos serviços ofertados aliados à sensibilização, mobilização, para a geração de ocupação e renda e a melhoria da qualidade de vida. As ações incluirão os seguintespontos:
Documentação;
Energia elétrica;
Combate ao trabalho infantil;
Segurança Alimentar e Nutricional: Cozinhas comunitárias e bancos de alimentos;
Apoio à população em situação de rua, para que saiam desta condição;
Educação infantil;
Saúde da Família;
Rede Cegonha;
Distribuição de medicamentos para hipertensos e diabéticos;
Tratamento dentário;
Exames de vista e óculos;
Assistênciasocial, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
Quais serão os pontos de atendimento do programas englobados pelo Plano Brasil Sem Miséria?
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) serão os pontos de atendimento dos programas englobados pelo Brasil Sem Miséria. As sete mil unidadesexistentes no País funcionam em quase todos os municípios e outros pontos serão criados.
Inclusão Produtiva
Ao lado da garantia de renda e do acesso a serviços públicos, a inclusão produtiva representa um dos três eixos que compõem o Plano Brasil Sem Miséria.
Esse eixo tem como objetivo propiciar o acesso da população em extrema pobreza a oportunidades de ocupação e renda e apresenta estratégiasdiferenciadas para o meio urbano e o rural. O estímulo ao aumento da produção no campo e a geração de ocupação e de renda na cidade.

Inclusão Produtiva Rural

No campo, onde se encontra 47% do público do Brasil Sem Miséria, o objetivo é fortalecer as atividades realizadas pelas famílias extremamente pobres da agricultura familiar, aumentando a sua capacidade produtiva e a entrada de seusprodutos nos mercados consumidores, através de orientação e acompanhamento técnico, oferta de insumos e de água.
Conheça agora algumas das principais estratégias do Brasil Sem Miséria no meio rural.


Assistência Técnica
Até 2014, 253 mil famílias de agricultores mais pobres terão acompanhamento continuado e individualizado por equipes profissionais contratadas prioritariamente na região peloGoverno Federal. Cada grupo de mil famílias terá a assistência de um técnico de nível superior e de dez técnicos de nível médio. Uma parceria com universidades e a Embrapa vai introduzir tecnologias apropriadas a cada família e, com isso, aumentar a produção.
Em 2011, foram lançadas 3 chamadas para o atendimento de 30 mil famílias. Cerca de 10 mil já estão recebendo visitas das equipes técnicas...
tracking img