Bolsa familia e evasão escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:

A CONTRIBUÍÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO NÚMERO DE MATRÍCULAS, FREQUÊNCIAS E EVASÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL PASTOR ALBINO GONÇALVES BOAVENTURA. NO MUNICÍPIO DE SENADOR CANEDO-GO. (2011)

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Famíliaintegra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferênciade renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

PROBLEMA:
A evasão escolar é um assunto muito discutido e abrange a maioriadas escolas brasileiras. O motivo pelo qual as discussões se acentuam tendo como foco central do debate o,papel tanto da família, quanto da escola em relação a vida escolar da criança e adolescente, muito embora vários estudos tinham apontado aspectos sociais considerados como determinantes da evasão escolar, dentre eles a desestruturação familiar. As políticas de governo, o desemprego e adesnutrição.
O Programa Bolsa Família com a condicionalidade que veio com o objetivo de inserir e reforçar a permanência das crianças e adolescentes na escola. Essa estratégia adotada pelo programa é uma forma de combater a evasão escolar. A intenção do PBF não é punir as famílias e sim tirar as crianças e adolescentes da rua.

JUSTIFICATIVA:
A relevância desse projeto é avaliar e compreender aeficiência do Programa Bolsa família para a diminuição da evasão escolar na Escola municipal Pastor Albino Gonçalves Boaventura, e verificar a aproximação do Programa Bolsa família com a escola, e também com os alunos e suas famílias. O comparativo do antes e o depois do PBF, será de suma importância para compreender a trajetória da educação no Brasil e suas contradições, que aumentam na quantidade dealunos, porém na qualidade do ensino, deixa a desejar. No entanto esse programa não deixa de ser um avanço na educação, efetivando assim a todos o direito à educação.

OBJETIVOS:
Objetivo geral: Avaliar a contribuição do Programa Bolsa Família na Escola Municipal Pastor Albino Gonçalves Boaventura, no número de matrículas, freqüência e evasão escolar.
Objetivos específicos: Analisar aeficiência do PBF na inserção e permanência de crianças e adolescentes na escola, efetivando assim o direito à educação.
Fazer um comparativo no rendimento escolar dos alunos após a implementação do PBF.
Identificar o impacto no índice da evasão escolar, suas melhorias e a qualidade do aprendizado.
Sistematizar os registros para comparar os índices de freqüência, número de matrículas e da evasãoescolar.
HIPÓTESES:
Com o auto índice de evasão escolar, o profissional do Serviço social inserido na escola, será um importante parceiro quanto a extinção da evasão escolar, e assim também consecutivo a eliminação do analfabetismo no nosso país. Com o código de ética do assistente social tem como princípios fundamentais o “posicionamento em favor da equidade e justiça social que assegura auniversalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas políticos sociais, bem como gestão democrática” entender a educação como uma política social que tem o compromisso de garantir o direito a educação como indica (VIEIRA, 1997). Poucos são os direitos que estão sendo regulamentados e praticados no atual contexto “neoliberalismo tardio, ou modernismo”.
REFERENCIAL TEÓRICO:
O ministério...
tracking img