Bolsa família: equidade x eficiência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos de Economia
Aluno: Edgar Ferreira Leite Neto
Turma: 1º B
Turno: Noite
Tema: Bolsa Família: Equidade x Eficiência









As diferenças sócio-econômicasexistentes no Brasil se revelam um problema que tem preocupado, cada vez mais, os governos, que nos últimos tempos vêem adotando políticas sociais que visam minimizar asdesigualdades.
Programas como o Bolsa Família, busca garantir à população pobre, o direito à alimentação básica e o acesso à educação, além de tentar redistribuir a renda, freando um pouco ocrescente desnivelamento econômico existente entre a população brasileira.
Mas até onde o programa Bolsa Família pode colaborar com a diminuição das desigualdades? É possível queo programa estabeleça uma maior equidade entre as diversas classes econômicas de nosso país? Quais os mecanismos que podem facilitar a chegada a esse equilíbrio?
Certamente épossível afirmar que o Bolsa Família, criado no ano de 2003, ajudou diversas famílias que estavam abaixo da linha da pobreza a garantir o direito a alimentação, diminuindo avulnerabilidade humana à fome. Porém ainda está longe de estabelecer uma equidade na distribuição de renda do país, que continua bastante concentrada.
O programa também tem sido alvo decríticas, sendo motivo de chacotas, ao apelidarem de “bolsa miséria” e “bolsa cachaça”, pois estaria desestimulando nos beneficiários, o impulso ao trabalho e sendo desviado por alguns paispara a compra de bebidas alcoólicas.
Apesar disso é inegável que o programa tem mais fatores positivos, do que negativos, tendo atraído a atenção de diversos países que oconsideram um modelo de política social a ser seguido, pois não apenas freou o crescente índice de miséria, mas diminuiu. Porém uma maior fiscalização do programa o tornaria mais eficiente.
tracking img