Bolsa de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BOLSA DE VALORES


Resumo: Este trabalho tem finalidade de analisar e entender os conceitos, métodos e processos envolvidos nas aplicações na Bolsa de Valores. Para isto, foi feito um estudo sobre as Bolsas de Valores do Brasil, seus conceitos, objetivos sociais e legais. Analisa-se também o mercado de ações, quanto a forma de negociação, suas características, valores e modalidadesoperacionais. Inclui tabelas representativas do pregão para um melhor entendimento do seu conceito e processo de negociação.


Palavras-chave: Bolsa de Valores, pregão, Bovespa.


Abstract: This paper intends to analyze and understand the concepts, methods and processes related to stock market investments. In this regard, a study of the Brazilian stock market, its concepts and legal andsocial objectives, was carried-out. The stock market was also analyzed in its negotiation process, and characteristics, values and modes of its operation. It is also included tables to represent the ***, to allow a better understanding of its concepts and negotiation process.


Key words: Stock market, ***, Bovespa









INTRODUÇÃO



O SISTEMA FINANCEIRO É COMPOSTOATUALMENTE, POR UM ELENCO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PÚBLICAS E PRIVADAS, TENDO COMO ÓRGÃO MÁXIMO DE REPRESENTAÇÃO E FIXAÇÃO DE POLÍTICAS MONETÁRIAS E CREDITÍCIA O CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL.


Tem como objetivo centralizar e coordenar a política e os serviços bancários, monetários e creditícios do País.


São diferenciados em dois grupos:


• Intermediários financeiros;• Instituições auxiliares

Podemos distinguí-las pela captação de poupança diretamente do público por iniciativa própria, submetida a fiscalização do Estado feita pelo intermediários financeiros.


Ao contrário destas, estão as auxiliares, que colocam em contato os poupadores com os




investidores. Neste caso estão as bolsas de valores das quais iremos profundar nos próximosítens.


CONCEITOS E OBJETIVOS SOCIAIS E LEGAIS


CONCEITOS


AS BOLSAS DE VALORES, EMBORA MANTENDO A SUA AUTONOMIA ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL, SÃO MERAMENTE UMA ASSOCIAÇÃO DE CORRETORES VOLTADA PARA MANTER UM LOCAL DE NEGÓCIOS DE COMPRA E VENDA DE TÍTULOS, NUM AMBIENTE COMPETITIVO E TRANSPARENTE, TENDO COMO OBJETIVO TORNAR A FORMAÇÃO DOS PREÇOS A MAIS PERFEITA POSSÍVEL,REPRODUZINDO AS REAIS CONDIÇÕES DE OFERTA E DEMANDA DO MERCADO, SÃO TAMBÉM DISPONIBILIZADAS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES, FACILITADAS POR SEUS PODERES DE AUTOREGULAÇÃO, QUE LHES PROPORCIONAM DETECTAR E REPRIMIR EVENTUAIS OCORRÊNCIAS DE PRÁTICAS QUE POSSAM PREJUDICAR A CORRETA FORMAÇÃO DOS PREÇOS.

As Bolsas de Valores são entidades que desempenham



uma funçãoeconômica importante, pois complementam a atuação do mercado primário.


São instrumentos de democratização do capital e palco natural do programa de privatização de empresas estatais e também são instituições que sempre regularam por uma atuação firme em defesa do fortalecimento do mercado nacional.


OBJETIVOS SOCIAIS E LEGAIS


• CRIAR E ORGANIZAR AS DEPENDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, OSMEIOS MATERIAIS, OS RECURSOS TÉCNICOS NECESSÁRIOS PARA A EFICIENTE REALIZAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DAS OPERAÇÕES REALIZADAS NO LOCAL DAS NEGOCIAÇÕES (PREGÃO);

• Aperfeiçoar o sistema e o mecanismo de registro e liquidação das operações realizadas;


• Instituir sistema de negociação que assegure a continuidade das cotações e a plena liquidez do mercado de títulos e valores mobiliários;


•Cabe ainda às bolsas proceder à liquidação física e financeira das operações: os papéis vendidos têm que ser entregues à corretora compradora em contrapartida ao recebimento do pagamento pela vendedora;


• Divulgar as transações de forma que todos os interessados possam saber dos termos em que as ações estão sendo negociadas e dos volumes dessas negociações;


• Calcular e divulgar...
tracking img