Bolsa de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIDADE CAJAZEIRAS
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS







DISCENTE
MARINALDO PAIM DOS SANTOS






PESQUISA SOBRE BOLSA DE VALORES



















SALVADOR

2013
DISCENTE
MARINALDO PAIM DOS SANTOS





















PESQUISA SOBRE BOLSA DE VALORES




Trabalho apresentado paraGraduação em Administração de Empresas, da Faculdade Vasco da Gama, Unidade Cajazeiras, como requisito parcial a obtenção do titulo de bacharelado em administração, desenvolvido sob orientação do Professor Fábio Teixeira.






SALVADOR
2013





























“...plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperarque alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar.... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!”

William Shakespeare
SUMÁRIO



1. HISTORICO DA BOLSA DE VALORES...............................................................04
2. CONCEITO DEBOLSA DE VALLORES..............................................................04
3. CARACTERISTICAS DE UMA BOLSA DE VALORES........................................05
4. PARA QUE SERVE A BOLSA DE VALORES?....................................................05
5. VALORES NEGOCIÁVEIS NA BOLSA DE VALORES........................................06
6. ALGUMAS DAS PRINCIPAIS BOLSAS DE VALORES......................................06
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................08


























1. HISTORICO DA BOLSA DE VALORES
A Companhia Holandesa das Índias Orientais instituiu e comercializou as primeiras ações a serem colocadas em um estabelecimento financeiro, criando a primeira bolsa devalores, localizada em Amsterdã, em 1602.
Tradicionalmente os negócios aconteciam fisicamente no próprio recinto da bolsa: pregão viva voz. Porém atualmente as transações são cada vez mais realizadas por meios eletrônicos em tempo real, onde são colocadas as ordens pelos compradores e vendedores: no Brasil foi implementado o pregão eletrônico, criando regras para a realização de trocascomerciais. Poucas entidades como fundos de investimento e fundo de pensão realizam compras e vendas de títulos através de Algoritmos de comércio realizadas nas várias bolsas de valores para controlar o horário, custo e quantidade transacionada que por vezes ocorre sem intervenção humana.[1][2]
Em 2006 um terço da EU e EUA do comércio realizado de títulos foi feito por programas autônomos,ou algoritmos.[3] Em 2009, já era efetuado em 73% de todo o volume de capitais dos EUA transacionadas.[4]
2. CONCEITO DE BOLSA DE VALORES
A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como Ações e Opções.
Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou osistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A este patrimônio écomposto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando com rapidez, amplitude e detalhes, as operações executadas.
Embora existam entidades que só operam com pregão eletrônico (como a norte-americana Nasdaq), em sua maioria as bolsas de valores dispõem de um pregão físico, onde são realizadas as negociações.
As bolsas têm o dever de repassar aos...
tracking img