Bolsa de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO DE AÇÕES

BM&FBOVESPA

É uma companhia de capital brasileiro formada, em 2008, a partir da integração das operações da bolsa de valores de São Paulo e a bolsa de mercadoria & futuros. Como principal instituição brasileira de intermediação para operações do mercado de capitais, a companhia desenvolve, implanta e provê sistema para a negociação de ações, derivativos de ações, títulosde renda fixa, títulos públicos federais, derivativos financeiros, moeda a vista e commodities agropecuárias.
Por meio de suas plataformas de negociação, realiza o registro, a compensação e a liquidação de ativos e valores mobiliários transacionados e a listagem de ações e de outros ativos, bem como divulgar informações de suporte ao mercado.
A companhia também atua como depositária central dosativos negociados em seus ambientes, além de licenciar software e índices.
A bolsa brasileira desempenha também atividades de gerenciamento de risco das operações realizada por meio de seus sistemas, por isso possui uma robusta estrutura de clearings de ações, derivativos, câmbio e ativo, que atua de forma integrada, com o Banco BMDF, de maneira a assegurar o funcionamento eficiente de seusmercados e a consolidação adequada das operações.
Única bolsa de valores, mercadoria e futuros em operação no Brasil, a BM&FBOVESPA, ainda exerce o papel de formentar o mercado de capital brasileiro. Para tanto desenvolve inúmeros programas de educação e popularização de seus produtos e serviços também gerencia investimentos social, com foco no desenvolvimento da comunidade que se relaciona com seuuniverso.
Tendo em vista sua área de atuação a BM&FBOVESPA está sujeita a regulação e a supervisão da comissão de valores Mobiliários e do Banco Central do Brasil.


AÇÕES

Quando a empresa precisa de dinheiro para investimentos, seja em tecnologias, equipamentos e estrutura. Ela vende ações. As ações são cotas (pedaços) das empresas. Ao comprar ações você se torna dono dacompanhia junto com todas as outras pessoas de detêm ações da mesma empresa. Isso não significa que você participará da administração da empresa, ou tomará decisões que afetem seu rumo. Também não lhe dá diretamente a possibilidade de questionar qualquer decisão tomada. Cada acionista tem seus direitos, e a empresa distribuem em dinheiro seus lucros ou parte dele, sempre proporcional ao número de açõesque cada um tem. Que são os dividendos.
Ações Preferenciais (PN): são ações, que o acionista tem prioridade na participação dos lucros, e recebem antes os resultados da empresa.
Ações Ordinárias (ON): são ações, que garantem aos acionistas o direito ao voto nas assembléias para definir os rumos da companhia, além dos dividendos.EMPRESA DE CAPITAL ABERTO

A Empresa de Capital Aberto é uma sociedade anônima cujo capital social é formado por ações - títulos que representam partes ideais - livremente negociadas no mercado sem necessidade de escrituração pública de propriedade (por parte da pessoa física compradora).
Assim, as pessoas compradoras das açõessão proprietárias apenas de uma parte ideal da empresa e respondem por dívidas assumidas pelo corpo diretivo da empresa, o Conselho de Administração e os gerentes executivos ou diretores, os membros da Diretoria Executiva, apenas e tão somente em função do valor monetário da parte ideal quantificada pelas ações sob sua posse.




EMPRESA DE CAPITAL FECHADO


A Empresa de capital fechado éuma sociedade anônima na qual o capital social representado pelas ações está normalmente dividido entre poucos acionistas, a pessoa física que quiser comprar essas ações, terá de convencer um dos atuais acionistas a vendê-las e irá precisar fazer uma escrituração da transferência da propriedade das ações no livro de tranferência de ações nominativas da companhia. Essas ações, ao contrário de uma...
tracking img