Bolsa de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- ATIVIDADE PROPOSTA

1) Discuta a representatividade do IBOVESPA em relação ao IBX e IEE, assim como sua utilização do ponto de vista do investidor financeiro.
Cada índice tem um critério diferenciado para ser composto. No caso do Ibovespa, em termos de liquidez, as ações integrantes da carteira teórica do Índice Bovespa respondem por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiroverificados no mercado à vista (lote-padrão). Já nos termos de capitalização bursátil, as empresas emissoras das ações integrantes da carteira teórica do Índice Bovespa são responsáveis, em média, por aproximadamente 70% do somatório da capitalização bursátil de todas as empresas com ações negociáveis na BM&F Bovespa. O Ibovespa serve para dar parâmetros ao mercado do como está sendo a negociaçãoem um determinado dia. Por ser o principal índice da Bovespa, é usado por todo o mercado como base para as tomadas de decisões. A carteira de composição do Ibovespa é revista a cada quadrimestre.
O IBX- O Índice Brasil (IBX) é composto pelas 100 ações mais negociadas na Bovespa. Esse índice não é muito utilizado como parâmetro pelo mercado, devido à quantidade de ações de baixa liquidez. NoIBX há as ações do Ibovespa mais algumas outras. Essas outras não são de grande liquidez. Por isso, para o mercado, ele não tem muito valor. A carteira do IBX tem vigência de quatro meses.
O IEE- Por ser um índice setorizado, ou seja, que reflete a variação de um setor, no caso o elétrico, o IEE segue uma metodologia específica. Os índices setoriais facilitam o acompanhamento do desempenho de umsetor. Para quem tem uma carteira composta em maioria por empresas elétricas, por exemplo, fica mais fácil de acompanhar o mercado pelo IEE do que pelo Ibovespa. Por tratar-se de um índice setorial e por haver disparidades no padrão de negociabilidade das diferentes ações que integram o setor, optou-se por abandonar a utilização do parâmetro de liquidez como fator de ponderação, pois istorestringiria a abrangência do indicador.

Apenas para efeito ilustrativo, veja o gráfico do Ibovespa ao longo do tempo:

Fonte: BM&FBovespa

2) Você diria que a metodologia do IBOVESPA é a mesma da DOW JONES?
O Índice Bovespa (IBOVESPA) é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. É formado pelas ações com maior volumenegociado nos últimos meses. O valor atual do índice representa o valor de mercado, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações, constituída em 02 de Janeiro de 1968, a partir de uma aplicação hipotética. As ações selecionadas para compor o Ibovespa representam, em conjunto, 80% da liquidez do mercado à vista durante os 12 (doze) meses anteriores do Mercado Bovespa. Como critério adicional,exige-se que a ação apresente, no mínimo, 80% de presença nos pregões do período. Freqüentemente a composição e os pesos do Ibovespa são alterados para melhor representar o mercado de ações. Ele expressa as variações de preço das ações das principais 59 empresas abertas na Bovespa e que representam cerca de 80% do montante negociado diariamente na instituição. O valor base do IBovespa é 100 pontos em02 de janeiro de 1968. A sua base continua a mesma até hoje e, atualmente, o índice gira em torno de 54.000 pontos.
O Índice Dow Jones é simplesmente o valor avaliado de trinta grandes ações industriais, cujos negócios passam pela Bolsa de Nova York. Grandes empresas como General Motors, Goodyear, IBM e Exxon são os tipos de empresas que compõem este índice.
Esses índices informam é a situaçãogeral do preço de uma ação, com classificação semelhante. Se a economia está indo bem, então os preços das ações como um conjunto tendem a subir, o que é denominado um "mercado em alta" (bull market). Se vai mal, os preços tendem a cair conjuntamente, o que é chamado um "mercado em baixa" (bear market). Mas se uma ação está subindo, porém mais rápido ou mais lenta que a média do mercado, há...
tracking img