Bolores e levedurasa

1181 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO
Nesse relatótio, relateremos a aula pratíca sobre a contagem de bolores e leveduras, onde sera feito todo o processo de pesgem, diluições, e inoculações, para se obeter um crescimento microbiano de bolores e leveduras a partir da amostra dada, sendo o objetivo principal, fazer com que os alunos veja como se faz a contagem de bolores e leveduras, levando em conta que já sabem como se faz a análise do bolores e leveduras utilizando de técnicas já conhecidas pelos próprios.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 CONTAGEM DE BOLORES E LEVEDURAS

O crescimento de bolores e leveduras é mais lento do que observado em bactéria nos alimentos de baixa acidez e alta atividade de água. Portanto dificilmente serão responsáveis pela deterioração desses alimentos. Em alimentos ácidos e de baixa atividade de água, no entanto, o crescimento de fungos é maior, provocando deterioração com grande prejuízo econômico em frutas frescas, vegetais e cereais. (Franco, 2003).

2.2 BOLORES

Os Bolores são fungos pluricelulares, que crescem sobre as mais diversas variadas substâncias, provocando-lhes a decomposição. Seus esporos estão sempre presentes em grande número no ar, em qualquer ambiente, compondo, com outros tipos de partículas, a poeira.( Not1, 2012)
São formados por um conjunto de hifas denominados micélio. Este tem duas funções distintas: promover a fixação do bolor ao substrato e promover a reprodução, através da produção de esporos. O micélio dos bolores é responsável pelo aspecto característico das colônias. Estas podem ter aspecto cotonoso, secas, úmidas, compactas, aveludadas, gelatinosas, com colorações variadas, e são identificadas pela análise macroscópica. (FRANCO, 2002)
Os bolores menos exigentes que outros micro-organismos em relação a umidade, pH, temperatura e nutrientes, normalmente cresce em alimentos ricos em carboidratos e ácidos. Como são em grande maioria aeróbios eles crescem apenas na superfície do alimento em contato com o ar, a assimilação de

Relacionados