Bolo souza leão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE
Turismo

Alessandra Souza
Raíssa Lopes
BOLO SOUZA LEÃO

Jaboatão dos Guararapes – PE
2011
[pic]

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE
Turismo

Raíssa Lopes
BOLO SOUZA LEÃO

Artigo Científico apresentado a Coordenação do curso de Turismo da Faculdade Metropolitana da Grande Recife, comorequisito parcial da disciplina Gastronomia, sob orientação da professora Priscilla Marques.

Jaboatão dos Guararapes – PE
2011

Bolo Souza Leão

Resumo

Trata-se da origem e história do bolo Souza Leão e do seu tombamento pelo decreto Lei nº 357/2007. O trabalho enfatiza a miscigenação dos ingredientes com o uso da mandioca e do açúcar até a criação de receitas pelas senhoras de engenho,misturando a tradição culinária européia, com o uso de ingredientes e formas de manipulação nativas, originando e formando receitas genuinamente brasileira.
O texto fala ainda sobre a formação da família Souza Leão e como o bolo foi passado durante várias gerações até os dias atuais.

Palavras chave: Bolo, Ingredientes, Miscigenação e Decreto.

Introdução

O bolo Souza Leão foi transformado emPatrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco, atribuindo a ele qualidades e acréscimos à gastronomia pernambucana além de ser de extrema utilidade para a atividade turística, uma vez que se observa o interesse dos turistas pela culinária da localidade visitada. A gastronomia local hoje tem grande importância na exploração do potencial turístico, devendo-se aproveitar a questão dapreservação e manutenção das referências patrimoniais.
O que antes era um segredo da família Souza Leão, hoje se transformou em uma iguaria popular acessível e recomendado aos turistas, atraindo sempre novos olhares para a culinária Pernambucana. O bolo não só delicia e encanta pelo sabor, mas conta a história da nossa colonização mostrando que a união racial no Brasil foi além da mistura de raça,pois, misturou cultura, usos e costumes.
Sendo assim, nossos objetivos são contar a história do bolo Souza Leão, avaliar se as pessoas têm consciência do decreto Lei referente ao bolo, avaliar se as pessoas valorizam o bolo pela importância atribuída ou apenas o conhecem pela sua fama, tradição e sabor. Respondendo então a seguinte problemática: As pessoas vêem o bolo Souza Leão como PatrimônioCultural e Imaterial do Estado de Pernambuco ou apenas como uma tradição local sem atribuir tanta importância?
A metodologia utilizada no trabalho primeiramente foi pesquisa bibliográfica após foi utilizado a pesquisa de opinião procurando saber os pontos de vista que as pessoas têm a respeito do assunto, para isso utilizamos também a pesquisa de campo utilizando-se de questionários resultando emdados quantitativos.

Desenvolvimento

A formação da sociedade brasileira, assim como a sua culinária, origina-se com a junção de três raças: a branca (portugueses), a negra (africanos) e índios (nativos), significando a ocorrência de uma transmissão de conhecimentos, usos e costumes de uma cultura à outra, favorecendo a miscigenação. Sendo assim, torna-se difícil a diferenciação do uso demateriais por raça na culinária brasileira. Pernambuco é um dos pontos onde houve maior confraternização entre essas culturas.
Na nossa culinária temos fortes influências indígenas no uso da mandioca, que no Brasil colonial foi substituído pelo trigo utilizado pelos portugueses tornando-se assim o alimento fundamental do brasileiro ainda hoje, tendo seu fabrico feito da mesma maneira que os indígenas ofazem. Hoje seu uso é obtido de maneira variada, mas tornou-se base de vários quitutes da culinária brasileira.
Dos portugueses aprendemos o uso e o gosto pelo açúcar, que me junção com frutas brasileiras se transformaram em doces e deliciosos quitutes.
Em seu livro Açúcar, Gilberto Freyre afirma: “a marmelada, o caju e a goiabada tornaram-se desde os tempos coloniais, os grandes doces das...
tracking img