BOLO DE FARINHA DE SORGO BIOENRIQUECIDO COM FUNGO PLEUROTUS SP.

388 palavras 2 páginas
BOLO DE FARINHA DE
SORGO BIOENRIQUECIDO
COM FUNGO PLEUROTUS
SP.
GRUPO: GABRIELLA SALOMÃO, NATÁLIA ULIANA, PAULO JÚNIOR
TOMAZINI E GLAUCINEI PIZZOL

INTRODUÇÃO
 O bolo é um alimento a base de massa de farinha, geralmente doce e cozido no forno, devido a necessidade de atender toda população, foram elaborados diversos tipos de bolo;  O sorgo é um cereal altamente utilizado na alimentação animal, é o 5° cereal mais importante no mundo, antecedido pelo trigo, o arroz, o milho e a cevada;
 Devido a algumas de suas características nutricionais, vem atraindo a atenção de diversos pesquisadores que destinam seus estudos a humanos. Utilizado na forma de farinha, o sorgo, juntamente com o fungo Pleorotus ssp. desempenha funções desejáveis no organismo;
 O pleurotus sp. apresenta polissacarídeos com função estrutural na parede celular do micélio, das frutificações do fungo, agindo principalmente sobre o sistema imunológico.

MATERIAL E METÓDOS
 Como matérias-primas e ingredientes foram utilizados: farinha de trigo, farinha de sorgo com fungo, leite, fermento biológico, açúcar refinada, margarina, ovo e sal.

 Foram elaboradas três formulações com diferentes concentrações de farinha de sorgo com fungo e farinha de trigo e uma formulação padrão, sendo a formulação I a amostra padrão, formulação II com 10% de farinha de sorgo e fungo e formulação III com 20% de farinha de sorgo e fungo.

ETAPAS DE PRODUÇÃO:
 Etapas do processamento da farinha:

ETAPAS DE PRODUÇÃO:
 Etapas do processamento do bolo:

RESULTADOS
 Análises físico-químicas utilizadas:

 UMIDADE:

RESULTADOS
 CINZAS:

RESULTADOS
 PROTEÍNA:

ANÁLISE SENRORIAL:
 Teste afetivo com escala hedônica;
 50 provadores, não treinados;
 5 atributos;

ANÁLISE SENSORIAL

ANÁLISE ESTATÍSCA

CONCLUSÃO
 O grupo pode concluir que com a utilização da farinha de sorgo e fungo no bolo, ajuda na prevenção a doenças retarda o envelhecimento.
 Através dos

Relacionados