Bolivia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Educaçao
Postado por Tudo sobre a Bolívia !
A educaçao na Bolívia, assim como outros aspectos na vida dosbolivianos, tem uma divisão entre a área rural e a urbana. O anafalbetismo rural se mantém alto, mesmo que o resto do país tenha aumentando o índice de alfabetização. Essa diferença é causada parcialmente pelo fato de que muitas criançasvivendo em áreas rurais são forçadas a contribuir economicamente para a renda familiar, e assim é muito mais improvável que frequentem a escola. Na média, as crianças da área rural frequentam a escola por 4,2 anos, enquanto as crianças da área urbana recebem educação por uma média de 9,4. Uma diferença de gêneros também existe. O índice de alfabetização do país é de 86,7% é comparavelmente menor que osoutros países da América do Sul.
Os problemas da educação da Bolívia não são necessariamente atribuídos à falta de fundos. O país reserva 23% do seu orçamento anual para gastos educacionais, um percentual maior do que a maioria dos outros países da América do Sul, apesar de ter um orçamento nacional menor.
-------------------------------------------------
Uma reforma fez algumas mudançassignificativas. Iniciada em 1994, a reforma descentralizou os fundos para educação para se adequar as diversas necessidades locais, melhorar o treinamento de professores e o curriculum, formalizar e expandir a educação bilingue e modificar o sistema de séries escolares. Resistência da união de professores, entretanto, tem atrasado a implementação de algumas partes da reforma.-------------------------------------------------
Educação na Bolívia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Educação na Bolivia |
|
|
Alfabetização () | 86.7% |
Índice de educação  | 0,885 (72º no mundo) |
A educação na Bolívia está constituída por níveis e modalidades de acordo com as bases, fins e objetivos da educação. Esta organização têm como fundamento o desenvolvimento biopsicosocial dos alunos e dascaracterísticas de cada região do país. Os níveis do Sistema Educativo são graduais, conforme o próprio processo educativo, com objetivos próprios e em função dos diferentes estados de desenvolvimento de seus alunos.
Índice  [esconder]  * 1 História * 1.1 Reforma educativa * 2 Sistema educacional * 2.1 Educação infantil * 2.2 Educação fundamental * 2.3 Educação secundária *3 Cobertura e Qualidade * 4 Referências * 5 Ver também |
-------------------------------------------------
[editar]História
 Mais informações: História da Bolívia
Uma crônica instabilidade política atrasou o desenvolvimento da educação da Bolívia. Na era colonial, a educação era limitada a alguns clericatos atuando como tutores para filhos de famílias de elite. Pouco esforço foi feito para ensinaros índios além do necessário para convertê-los. A independência trouxe uma série de ambiciosos decretos relacionados a uma educação primária compulsória e universla, e um sistema de escola pública; apesar disso, pouco foi feito. Na década de 1990 as escolas existiam primariamente para servir as elites urbanas. Não havia institutos vocacionais ou agricultural no país. Apenas 17% da população adultaera alfabetizada.
No final, entretanto, houve poucas oportunidades de real expansão da educação. Uma lei de 1947 para tentar acabar com o analfabetismo chamou atenção para a limitada capacidade do governo para agir nesta área. A lei requiria que todos os bolivianos alfabetos ensinassem ao menos uma outra pessoa a ler e escrever. No fim da revolução de 1952, menos que um terço da população adulta eraalfabeta.
A legislação de 1956 foi a fundação para o sistema de educação pública no final da década de 1980. O governo estabeleceu um ciclo de seis anos para educação primária seguido por quatro anos de educação intermediária e dois anos de educação secundáriaterminando com um diploma de bacharelado. Leis de 1969 e 1973 revisou o curriculum e instituiu um ciclo de cinco anos para a educação...
tracking img