Bolha das tulipas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
CAMPUS APROXIMADO DE CAMPOS NOVOS
DISCIPLINA DE MERCADO DE CAPITAIS

Fabiane Kominkiewicz



A BOLHA DA TULIPA HOLANDESA

A Bolha dasTulipas iniciou-se com a sua importação da Turquia a partir dos finais do Século XVI quando, entretanto a flor foi atacada por um vírus que não a matou más antes começou a produzir novos padrões, quevariavam de Tulipa para Tulipa produzindo assim um artigo raro, procurado e apetecido.
Ocorrido nos países baixos, deu origem a primeira bolha especulativa. As tulipas foram introduzidas nospaíses baixos no século XVI. Suas flores muito apreciadas por sua beleza passaram a ser muito procuradas, favorecendo o aumento dos preços. Com o passar dos anos, os preços aumentavam cada vez maisrápido tornando o comércio de bulbos e tulipas bastante lucrativo. Pessoas de todas as classes vendiam propriedades para investir em tulipas, e em meados da década de 1630 surgiram contratos de futuros paranegociar os bulbos antes mesmo da colheita. Em 1637, devido a diversos fatores, houve uma perda de confiança em tais títulos, levando muitos a uma corrida para o resgate de seus investimentos.Conseqüentemente, os preços caíram subitamente, e inúmeros negociantes foram a falência. A tulipa se tornara um cobiçado artigo de luxo e símbolos do status social e estabelece-se a competição entre membrosdas altas classes pela posse das variedades mais raras. Os preços dispararam.
 Assim e talvez não muito surpreendentemente conhecendo a natureza dos mercados e a irracionalidade que podeatingir os investidores, a cotação das Tulipas começou a subir de tal forma que a dada altura havia investidores dispostos a desfazerem-se de todas as suas poupanças de uma vida ou mesmo dos seus terrenos edas suas casas para adquirir mais Tulipas quando não para adquirir uma única Tulipa, sempre no pressuposto de que a(s) venderiam mais tarde a um preço mais elevado. Num só mês chegaram a...
tracking img