Bohr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Niels Henrick David Bohr

Foi um físico dinamarquês que contriubuiu para a compreensão da estrutura atômica.
Em 1913, Bohr procurou entender o modelo atômico proposto por Rutherford os conceitos quânticos de Planck.
Bohr acreditava que utilizando a teoria quântica de Planck, seria possível
criar um novo modelo atômico, capaz de explicar a forma como os elétrons absorviam e emitiam energiaradiante. Esses fenômenos eram particularmente visíveis na análise dos espectros luminosos produzidos pelos diferentes elementos.Ao contrário do produzido pela luz solar, esses espectos apresentavam linhas de luz com localizações específicas, separadas por áreas escuras. Nenhuma teoria conseguira até então explicar a causa dessa distribuição.
A teoria quântica permitiu-lhe formular que asórbitas não se localizariam a quaisquer distâncias do núcleo, pelo contrário, apenas algumas órbitas seriam possíveis, cada uma delas correspondendo a um nível bem definido de energia do elétron. A transição de uma órbita para a outra seria feita por saltos,pois ao absorver energia, o elétron saltaria para uma órbita mais externa e, ao emiti-la, passaria para outra mais interna. Cada uma dessasemissões aparece no especto como uma linha luminosa bem localizada.
A teoria de Bohr, que foi sucessivamente enriquecida, representou um passo decisivo no conhecimento do átomo. Assim, a teoria de Bohr permitiu a elaboração da mecânica quântica partindo de uma sólida base experimental.
Bohr estudou ainda a interpretação da estrutura dos átomos complexos, a natureza das radiações X e asvariações progressivas das propriedades químicas dos elementos.Bohr dedicou-se também ao estudo do núcleo atômico. O modelo de núcleo em forma de “gota de água” revelou-se muito favorável para a interpretação do fenômeno da fissão do urânio, que abriu caminho para a utilização da energia nuclear. Bohr descobriu que durante a fissão de um átomo de urânio desprendiace
uma enorme quantidade deenergia e reparou então que se tratava de uma nova fonte energética de elevadíssimas potencialidades.
Em 1993 com seu aluno Wheeler,Bohr aprofundou a teoria da fissão,evidenciando o papel fundamental do urânio 235,graças a este estudo logo se descobriu outro elemento o plutônio.
Um ano depois de se ter refugiado em Inglaterra, devido à ocupação nazi da Dinamarca,Bohr mudou-se paraos Estados Unidos, onde ocupou o cargo de consultor do laboratório de energia atómica de Los Alamos. Neste laboratório,alguns cientistas iniciavam a construção da bomba atômica. Bohr, compreendendo a gravidade da situação e o perigo que essa bomba poderia representar para a humanidade, dirigiu-se a Churchill e Roosevelt, num apelo à sua responsabilidade de chefes de Estado, tentando evitar aconstrução da bomba atômica.Mas a tentativa de Bohr foi em vão. Em julho de 1945 a primeira bomba atômica experimental explodiu em Alamogordo.Em Agosto desse mesmo ano,
uma bomba atômica destruiu a cidade de Hiroshima.Três dias depois, uma segunda bomba foi lançada em Nagasáqui.
Em 1950, Bohr escreveu a “Carta Aberta” às Nações Unidas em defesa da preservação da paz, por ele considerada comocondição indispensável para a liberdade de pensamento e de pesquisa.
Em 1955, escreveu o livro “The Unity of Knowledge”.
Em 1957, Niels Bohr recebeu o Prémio Átomos para a Paz. Ao mesmo
tempo, o Instituto de Física Teórica, por ele dirigido desde 1920, afirmou-se como um dos principais centros intelectuais da Europa.
Bohr morreu em 18 de Novembro de 1962, vítima de uma trombose, aos 77 anos de idade.MODELO ATÔMICO DE BOHR

Bohr determinou algumas leis para explicar o modelo pelo qual os elétrons giram em órbita ao redor do núcleo atômico. O que tornou sua abordagem especialmente interessante foi que ele não tentou justificar suas leis ou encontrar razões para elas. As leis faziam muito pouco sentido, quando comparadas com as teorias já bem estabelecidas da Física. Com efeito, Bohr...
tracking img