Bocia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Educação

Licenciatura em Desporto
Unidade Curricular- Actividade Fisica Adaptada
Docente: Jorge Vilela de Carvalho

BOCCIA

Discentes: André Alcântara
Daniel Henrique
David Miguens
Flávio Neves
Maria Raquel Almeida

Introdução
As actividades físicas bem orientadas promovem tanto o alongamento como o fortalecimento muscular,favorecem melhor desempenho motor e interferem de maneira positiva com relação ao desenvolvimento emocional e social.
A natação, dança, ginástica, futebol, equitação ou outras mais, são consideradas actividades desportivas mais benéficas para determinado grupo de crianças do que tratamentos fitoterapêuticos realizados dentro de um hospital.
O Boccia apresenta-se como um contributo válido para oaumento da vitalidade mental, física e social.
O desporto pode converter-se numa força impulsionadora para que as pessoas deficientes procurem o restabelecimento e o contacto com o mundo que as rodeia e por conseguinte, o reconhecimento como cidadãos iguais e respeitados. (Sir Ludwing Guttman).
História do Boccia
O Boccia teve inicio segundo alguns documentos e testamentos, a alguns séculos antesde Cristo, a um tumulo de um jovem faraó egípcio onde foram descobertas 2bolas de pedra um pouco maiores que bolas de ténis, próximas de uma bola mais pequena que deveria ser usada como bola alvo.
Não bastando este primeiro testamento sobre a origem do Boccia, junta-se ainda o contributo dos Gregos e dos Romanos ao jogarem este jogo agora com bolas em pele. O Boccia chegou mesmo a fazer parte dosjogos olímpicos dos gregos, com forma de divertimento, identificando-se como um jogo de “atirar bola ao ar”.
Já alguns séculos mais tarde, mais propriamente no século XVI na costa da Florentina, Itália, ouve descobertas de este jogo ser jogado pela aristocracia Italiana, mas com forte indicio de terem sido os romanos que trouxeram o jogo do sul de França, na qual ainda hoje em dia se pratica aconhecida Petanca.
Durante séculos mais recentes o Boccia teve uma aderência tal que era jogado nos parques, jardins, mas curiosamente sempre com um nome diferente, dependendo da localização da prática. A sua aderência foi tal pelos povos Latinos que os monarcas tiverem que proibir o jogo.
Só mais recentemente, sendo mais preciso há 20 anos é que o Boccia teve a implementação para os sujeitos comparalisia Cerebral.
Organização Desportiva
De acordo com a unidade curricular pretendida, o grupo compareceu a um treino da Escola de Boccia NAS-APCL pertencente ao concelho de Almada – Seixal.
Através desta mesma, onde os atletas na maioria são crianças com a deficiência de paralisia cerebral, podemos verificar e presenciar a motivação dos atletas e dos treinadores onde se encontrara arelação de competição com sociabilização.
Também através de um pequeno questionário onde as perguntas chave era as dificuldades e métodos de aprendizagem, incentivou melhor e percepção dos objectivos desta Escola que como próprio afirmam: “É um projecto que tem proporcionado, aos atletas momentos em que a diversão e a estimulação multi-sensorial se misturam de forma harmoniosa.”
Jogos Paralimpicos
Émodalidade do Programa Paralímpico desde os Jogos de Nova Iorque, em 1984. O Boccia é uma das poucas modalidades exclusivamente paralímpica, a par do goalball. Na primeira vez que Portugal levou atletas para participar nesta modalidade, ou seja, em 1984, os nossos atletas trouxeram 14 medalhas, em conjunto com os atletas de atletismo, ciclismo e ténis de mesa, e eram apenas 15 participantes. EmSeul 88, 13 atletas para atletismo e Boccia, apenas do grupo de paralisia cerebral, conquistaram 12 medalhas. Barcelona 92 registou uma participação com mais do dobro de atletas em relação a Seul 88, com 28 atletas, de todos os grupos menos "Mental", para atletismo, Boccia, futebol e natação (9 medalhas). Em Atlanta 96, estiveram 35 atletas portugueses, nas mesmas modalidades de Barcelona, agora...
tracking img