Bocage

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Campus Académico Vila Nova de Gaia Escola Superior de Educação Jean Piaget/ Arcozelo (Decreto Lei – nº 468/88, de 16 de Dezembro)

Contextualização do Neoclassicismo / Aspetos biográficos de Bocage

Curso: Licenciatura Educação Básica Ano: 2º Unidade de Curricular: Língua e Literatura Portuguesa II

NEOCLASSICISMO


O neoclassicismo surge na França na segunda metade do século XVII, masteve o seu apogeu na Europa no século XVIII como uma reação aos excessos do Barroco, onde propõe um retorno à simplicidade, bem como o aprofundamento de ideias e sentimentos.



Vai atuar em dois planos principais: doutrina estética criação literária O Neoclassicismo foi a arte ideal para transmitir com o seu sentido superior de obediência às regras, os conteúdos ideológicos racionais emoralizantes do Iluminismo. Dessa forma podemos dizer que o Neoclassicismo foi a arte da Revolução Francesa.



ARQUITETURA
Caraterísticas: • Inspirou-se num conjunto de regras estruturais, formais e estéticas da arte clássica. •Uso de materiais como a pedra, a mármore, granito, entre outros; •Nas coberturas usou-se as abóbodas de berço, as cúpulas (estas cobriam grandes salões)

Fig.1-Hospital de S. António (Porto)

Fig.2- Panteão em Roma

PINTURA
Características: • A pintura neoclássica surgiu pela razão e pela procura do ideal clássico de beleza; • Desenhos rigorosos e linear; • Perfeição técnica e tratamento bastante elaborado da luz do claro/escuro; •Cores sóbrias;

Fig.3- “O Juramento dos Horácios”

Fig.4- “A Banhista de Valpiçon”

ESCULTURA:
Características:•Temas eram históricos , literários, mitológicos e alegóricos; •Os corpos eram nus ou seminus, de formas reais; •O material era principalmente a mármore branco.

Fig.5- “Eros e Psique” - Antonio Canova

Fig.6- “Ninfa picada por um escorpião”- Lourenzo Bartolini

Arcádia

ARCÁDIA


A palavra arcádia é de origem grega e designa uma sociedade literária típica da última fase do Classicismo,cujos os membros adotam nomes pastoris, em homenagem à sua vida simples, em comunhão com a natureza…

ARCÁDIA :


Em Itália no ano de 1690 surgia a Arcádia, academia literária que reunia diversos escritores e tinha a finalidade de combater o Barroco e difundir os ideais neoclássicas. Em Portugal a criação da Arcádia Lusitana (1756) surge como uma nova etapa literária para expressar o repudiopelas coisas inúteis que adornavam a poesia barroca. Mais tarde surge a Nova Arcádia (1790) que contou com um dos maiores poetas portugueses do século XVIII: Bocage, como também Cruz e Silva, Correia Garção, Reis Quinta, Nicolau Tolentino, Filinto Elísio, Marquesa de Alorna.
O tempo de permanência de Bocage nessa instituição foi curto, devido a vários conflitos ideológicos e literários com osmembros.





ARCADISMO:
Características:
     

A simplicidade dos modelos greco-romanos; Predomínio da razão e da ciência, esquecendo-se a fé e a religião; Retorno ao equilíbrio; Busca da perfeição da forma; Pastoralismo; Bucolismo;


  

Simplificação do estilo;
Linguagem graciosa e melodiosa, com culto excessivo à natureza; Uso de pseudónimos pelos poetas; Manutençãodos versos decassílabos, do soneto e de outras formas clássicas.

NOVA ARCÁDIA

Palácio dos Condes de Pombeiro (atualmente Embaixada de Itália), sede da "Nova Arcádia".

Bocage

Manuel Maria Barbosa du Bocage

Magro, de olhos azuis, carão moreno, Bem servido de pés, meão na altura, Triste de facha, o mesmo de figura, Nariz alto no meio, e não pequeno: Incapaz de assistir num sóterreno, Mais propenso ao furor do que à ternura; Bebendo em níveas mãos por taça escura De zelos infernais letal veneno:

Devoto incensador de mil deidades (Digo, de moças mil) num só momento, E somente no altar amando os frades:
Eis Bocage, em quem luz algum talento; Saíram dele mesmo estas verdades Num dia em que se achou mais pachorrento. Bocage

(Autorretrato (Bocage). In Infopédia [Em...
tracking img