Bobina de tesla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A bobina de Tesla é um tipo de transformador ressonante que é capaz de produzir, sob altas freqüências, tensões acima de um milhão de volts. Bobinas de Tesla já foram usadas emtransmissores de rádio primitivos, dispositivos de eletroterapia e geradores de alta tensão para aplicações em física de alta energia. A aplicação mais comum atualmente é parademonstrações sobre eletricidade em alta tensão, gerando faíscas elétricas que podem ter vários metros de comprimento.
Sendo assim pode alcançar tensões muito altas em auta freqüência comcerta facilidade

A formação de um raio ocorre de forma rápida e violenta. Essa formação se dá a partir da grande diferença de potencial entre as cargas, positivas e negativas,entre nuvens e o solo ou até mesmo entre nuvens, e quando o campo elétrico de uma nuvem supera o limite de capacidade dielétrica do ar atmosférico, que normalmente varia entre 10000volts/cm e 30000 volts/cm, dependendo das condições locais.  O ar que está entre as cargas, ao se ionizar, torna-se condutor, permitindo assim que ocorra uma forte descarga elétrica.Devido a essa forte ionização do ar que está entre as cargas elétricas em movimento é que ocorrem os chamados relâmpagos, que é a parte visual de um raio. A parte sonora ocorre emvirtude do aquecimento brusco e da rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através do trovão, parte sonora. Sendo assim, relâmpago e trovão sãoconceitos diferentes, mas que tem origem no mesmo fenômeno, o raio. 
 A formação do raio é acompanhado por um clarão de intensa luminosidade, o relâmpago, e por uma emissão sonora,o trovão. A maioria dos raios forma-se entre partes de uma mesma nuvem ou entre nuvens diferentes, sendo que apenas cerca de um quarto das descargas ocorre entre uma nuvem e o solo.
tracking img