Bob wolfson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bob Wolfenson fotografa há 35 anos. Cresceu no Bom Retiro, região central da cidade de São Paulo. Nos anos 1980 viveu durante um ano em Nova Iorque, onde trabalhou como assistente do fotógrafo demoda norte-americano Bill King. Na sua volta ao Brasil, inicia um período mais prolífico de sua carreira, voltado à fotografia de moda. Enriquecido pela experiência americana, passa a colaborar com asprincipais publicações brasileiras e grandes agências de publicidade internacionais.
Nos anos 90, consagra-se como um dos grandes nomes da fotografia no Brasil. O livro Jardim da Luz – composto deretratos de inúmeras personalidades da cena política, artística e cultural brasileira – e a sua respectiva exposição, realizada no MASP, confirmam a eminência de seu trabalho.
Em 1995, é laureado pelaFunarte (Fundação Nacional das Artes do Ministério da Cultura) como o melhor fotógrafo do ano na categoria arte. No ano seguinte, recebe o prêmio de melhor fotógrafo de moda pelo Phytoervas FashionAwards.
Sua face mais eclética vem à tona nos anos 2000. Idealiza e concebe a exuberante revista 55, dedicada às artes visuais e à cultura brasileira. A 55 chega apenas à segunda edição, dando lugar àsua sucessora, a revista S/N.
À ocasião do São Paulo Fashion Week de 2003, realiza uma grande exposição de retratos de moda, Moda no Brasil por Brasileiros, que ocupa o pavilhão da Bienal de São Paulodurante o evento. A exposição dá origem a um livro homônimo, lançado pela Cosac&Naify.
Em 2004, o Museu de Arte Brasileira – FAAP abriga uma grande exposição que conjuga duas séries fotográficasde sua autoria, e é a matriz para o livro Encadernação Dourada – Antifachada, também editado Cosac&Naify.
Uma campanha para a Grendene, para a qual fotografou Gisele Bündchen, lhe rende o 1oprêmio da Fundação Conrado Wessel para fotografia publicitária, em 2005.
Em A Caminho do Mar, o fotógrafo explora a área das refinarias de Cubatão, a partir de um diálogo-lembrança com memórias da...
tracking img