Boas práticas de leitura de professoras alfanetizadoras no município de Ji-Paraná

2667 palavras 11 páginas
UNIR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Linha de Pesquisa:
Formação docente

Tema:
Prática de leitura e formação docente

Título:
A CONSTRUÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE LEITURA: MEMÓRIAS DE LEITRUA E ESCRITA DE PROFESSORAS DO CICLIO BÁSICO DA ALFABETIZAÇÃO DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL NOS MUNICIPIOS DE JI-PARANA E ALVORADA D’OESTE.

Candidata: Lúcia Elena da Rocha

Orientadora: Profa. Dra. Nair Gurgel F. do Amaral

Porto Velho, Rondônia.
Junho, 2013.

INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa é um estudo sobre a leitura nas práticas de professoras que atuam no ciclo básico de alfabetização em 07 escolas estaduais públicas no estudo Rondônia. O estudo também leva em consideração uma analise da grade de disciplinas do curso de Pedagogia no sentido de identificar aquelas responsáveis pela construção do hábito da leitura dos sujeitos dessa pesquisa.
Para a construção desse estudo elegeu-se 7 (sete) escolas, pertencentes aos municípios de Ji-Paraná em Alvorada d’Oeste, das 7 (sete) escolas 4 (quatro) estão situadas em Ji-Paraná e 3 em Alvorada d’Oeste. Desse modo, a intensão do estudo é ouvir os sujeitos sobre sua práticas a luz da formação inicial recebida e da formação articulada no Curso de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC1. As escolas onde os sujeitos atuam estão localizadas nestes municípios na zona urbana e caracterizam-se da seguinte forma: em Ji-Paraná as escolas estão localizadas em zonas periféricas, sendo três que oferecem ensino fundamental e médio e uma apenas com ensino fundamental . No caso do município de Alvorada d’Oeste as escolas em questão estão localizadas em zonas periféricas, duas delas oferecem ensino fundamental de 1º a 9º ano e uma na zona central que oferece ensino fundamental e médio.
No caso dos sujeitos envolvidos na pesquisa trata-se de 21 professoras, sendo 3 de cada escola atuando em ciclos

Relacionados