Boas Praticas Que Adv M Dos Modelos De Satisfa O E Motiva Ovs1

702 palavras 3 páginas
Boas Praticas que advém dos modelos de satisfação e motivação, centradas nas necessidades
Segundo o Maslow (1951), as necessidades humanas enquadram-se em 5 níveis de hierarquias, onde a evolução do individuo vai evidenciando-se ao longo de vários estados motivacionais, orientando-se, dessa forma de maneira distinta.
Sendo elas:
Necessidades Fisiológicas: Correspondem à necessidade básica de procurar suprimir necessidades primárias. (ar, comida, exercício, repouso, de estar livre de doenças e incapacidades).
Necessidades de Segurança: Correspondem à necessidade básica, de segurança, previsibilidade e protecção (segurança, abrigo, estabilidade).
Necessidades Sociais: Correspondem à necessidade secundária, de estabelecer relações harmoniosas e positivas com os outros. (ser querido, de pertencer ao grupo, de inclusão).
Necessidades de Auto-estima: Correspondem à necessidade de cada um, de ser sentido amado e valorizado, corresponde aquilo que vulgarmente se designa de “amor-próprio”. (realização, reconhecimento, promoções e bónus).
Necessidades de Auto Realização: Correspondem ao estado mais evoluído das necessidades humanas, sendo que muitas vezes são inatingíveis para muitos. Sentimentos de pura realização, de fazer ou de se ter feito, aquilo que realmente se gosta. (autonomia e realização).

Existem dois princípios básicos, que estão implícitos ao processo motivacional:
Dominância: Estando uma necessidade satisfeita, esta acaba por exercer pouca influência no comportamento do individuo.
Emergência: Quando uma necessidade está satisfeita aparece logo outra, de um nível superior.

Tendo em conta as necessidades primárias, sendo elas, fisiológicas e de segurança e as necessidades secundárias/superiores, tais como, sociais, auto-estima e auto-realização. Para que o empregado esteja motivado e satisfeito há que criar condições para que tal suceda. Para tal, o empregador deve de identificar os níveis de motivação e promover a mesma nos seus empregados, através de boas

Relacionados