Boa noite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo A POLÍTICA de Aristóteles


O Estado é uma sociedade política. A Cidade é uma sociedade formada por famílias, pois foi necessário a sua formação tendo em vista o bem estarde todos, já que as pessoas não podem viver uma sem as outras, tendo seu início sido estabelecido pela natureza para atender às necessidades do dia-a-dia do homem. Assim a sociedade é formada porvárias famílias, formando-se várias aldeias. E quando passam a existir várias aldeias elas formam uma comunidade capaz de se sustentar suprindo assim suas necessidades para o bem estar comum formando entãoa cidade.
Fica evidente que a Cidade é uma criação da natureza, e que o homem é por natureza um animal cívico, mais social do que as abelhas e os outros animais, pois é capaz dedistinguir o certo do errado e o justo do injusto.
A administração doméstica é um tipo de governo, formado por membros ou partes. Sendo que os elementos principais da família são o senhore o escravo, o marido e a mulher, o pai e os filhos e a família tem como seu governante o homem.
Assim surge a necessidade de alguns comandarem e outros obedecerem, sendo istodestinado desde o nascimento dos seres. O ser animado é composto, de uma alma e de um corpo, e dessas partes, a primeira está destinada por natureza a comandar, e a outra a ser comandada.A autoridade despótica [a do senhor] e a autoridade política não são a mesma, e todas as espécies de poder não se identificam. Um poder se relaciona ao escravo por natureza, e o outro aos homenslivres.
Assim há dois tipos de escravos, os que por natureza acham melhor servir, pois não têm nada melhor a oferecer a não ser os seus próprios corpos e os que são capturados em guerras, uma servidãoestabelecida pela lei.
Existem duas maneiras de obter riqueza: uma pelo governo doméstico; outra pelo comércio. Assim a arte de adquirir riquezas é uma virtude do homem livre e não...
tracking img