Bo rio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARMAZENAMENTO DE TINTAS
Celso Gnecco Gerente Treinamento Técnico da Sherwin-Williams do Brasil - Divisão Sumaré Rev.: 22/01/99

Com exeção das tintas a base de água, a maioria das tintas utilizadas na indústria contém solventes orgânicos inflamáveis. Defeitos na embalagem, danificações sofridas durante o transporte, manuseio incorreto na estocagem ou ainda, aquecimento excessivo, podem causarvazamentos de solventes e acúmulo de seus vapores no ambiente. Se houver uma faísca elétrica ou uma chama aberta poderá ocorrer um acidente. A utilização de locais improvisados para o armazenamento de embalagens contendo tintas ou diluentes, quase sempre resulta em perdas na qualidade e na quantidade dos materiais e freqüentemente, ocorrem acidentes.
LOCAL DE ARMAZENAMENTO

Prateleiras Asprateleiras e estantes devem ser firmes e construidas preferivelmente em aço e devem suportar o peso das latas armazenadas. Circulação em torno das prateleiras Deve ser deixado espaço suficiente em torno das prateleiras para facilitar a colocação e retirada das embalagens. As vias de circulação devem permanecer livres para evitar que a movimentação cause danos as embalagens e que latas caiam no vãoformado entre as prateleiras e a parede.

devem ser evitados os que trabalham aquecidos, para não aumentarem a temperatura do ambiente. Local exclusivo As tintas e diluentes não devem ser armazenados juntos com outros tipos de materiais, principalmente os sólidos. As caixas de papelão devem ser retiradas, ficando estocadas somente as latas. Estopas, caixas de madeira, papéis ou roupas devem serremovidos do local de armazenamento. Extintores de incêndio A área deverá ser sinalizada in tensivamente com cartazes ou sinais bem visíveis de:

Características construtivas Almoxarifados, depósito, ou salas de armazenamento situados dentro de prédios devem ser construidos com paredes, pisos e tetos de material não combustível. A sala deve ter pelo menos uma parede externa com porta. Aberturas oupassagens para outras sala devem ser providas de soleira ou rampas a prova de passagem de líquidos, feitas de material não combustível com no mínimo 15 cm de altura. No lugar das soleiras podem ser utilizadas valetas cobertas com grades de ferro com escoamento para local seguro. As portas devem ser do tipo corta-fogo. O ideal seria que o local de armazenamento ficasse em prédio separado, a pelomenos 15 metros de distância dos prédios principais. Piso O piso do local deve ser preferencialmente de concreto ou de cerâmica, para que não haja saturação do ambiente por umidade emanada do solo. A umidade provoca o enferrujamento das embalagens metálicas e com o tempo podem apresentar perfurações.

"É PROIBIDO FUMAR" Acesso O local de armazenamento deve, de preferencia, ser situado em andartérreo, de fácil acesso e com as vias mantidas sempre livres e desimpedidas. O local deve se comunicar com o exterior por meio de uma porta de emergência, que possibilite a fuga em caso de incêndio. Vizinhança com salas aquecidas O local de armazenamento de tintas e diluentes não deve ter paredes comuns com áreas aquecidas, como salas de fornos ou estufas, a menos que haja perfeito isolamento térmico.Local apropriado Tintas e diluentes não devem ser armazenados sob escadas ou nas proximidades de áreas usadas para a saída ou passagem de pessoas, para evitar confinamento em caso de incendio. Devem ser evitados nestes locais aparelhos ou equipamentos com escovas ou carvões que produzam faíscas ao funcionarem. Também O fogo em tintas e diluentes é classificado como CLASSE B. O extintor maisapropriado é o de pó químico seco, que é eficiente tanto em locais fechados quanto em locais abertos. Já o extintores de CO2 são eficientes apenas em locais fechados. É importante que existam extintores também do lado de fora do local, para que no caso de incêndio no estoque, possam ser utilizados os extintores externos.

Hidrantes O combate a incêndios em tintas e diluentes por meio de jatos de...
tracking img