bnmbnb

1162 palavras 5 páginas
Curso: Serviço Social. Disciplina: Psicologia e Serviço Social I. Professor Tutor: Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho

Nome: Mariele Vieira Domingues RA: 423265
Nome: Vera Lucia Dall Zotto RA: 424252
Nome: Vanessa Oliveira de Góes Vieira RA: 424244 Nome: Daniela Cristina RA:

Pilar do Sul, 26 de abril de 2014.

A desvalorização de uma profissão.

No texto lido, constam relatos de pessoas que vivenciaram a desigualdade social e suas implicações psicológicas. Onde foi colocado em discussão conteúdos como crenças e valores.

O autor relata episódios sofridos por um pedreiro que passa por humilhações devido sua profissão e forma de vestir; Algo que lhe deixa muitas vezes constrangido e até mesmo acostumado a ser humilhado, tornando assim uma atitude a qual ele engole e mesmo se sentindo mal se conforma.

Muitas vezes a atitude de somente um olhar de desprezo pode apagar o brilho de um trabalhador digno e honesto, e tão somente devido sua condição social é menosprezado podendo acarretar a várias consequências como: sentimentos de solidão, baixa autoestima, caracterizando um quadro onde o trabalhador se sente humilhado, inferiorizado perante a sociedade.

Apos várias entrevistas foram apontados diversos aspectos que merecem análise a reflexão a luz de conceitos utilizados em psicologia social: a ideologia, a reificação, o desenraizamento e a humilhação social.

A ideologia por sua vez tem sua origem na divisão social do trabalho e iniciou-se no momento em que houve dicotomia entre o trabalho braçal e o intelectual. Essa divisão gerou a falsa ideia de que o trabalho intelectual seria independente e mais importante que o braçal.

A reificação por

Relacionados