Bmw vermelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


As desigualdades sociais no Brasil são enormes e o capitalismo é um dos principais responsáveis por essa realidade, as pessoas só pensam em si mesmas e não se sentem constrangidas em explorar a mão de obra barata de pessoas que não têm possibilidades melhores de trabalho, devido à pouco instrução educacional e a falta de uma especialização profissional. As estruturas de classesexistentes são determinadas pela produção capitalista, onde o a sua hierarquização econômica depende do que a pessoa tem, quanto ganha e sua participação na sociedade.
Os trabalhadores assalariados para garantirem sua sobrevivência e a de suas famílias precisam se desdobrar para cumprir uma jornada intensa de trabalho de 8 horas diárias e horas extras que complementam a renda familiar, vendendoassim sua força de trabalho ao capital. Segundo os dados estatísticos houve um registro de melhora na renda e nos padrões de consumo mais elevado em várias famílias brasileiras. No entanto o cenário mostra uma população muito grande que sofre com os baixos salários e o aumento dos bens de consumo e dos gêneros alimentícios de primeira necessidade que compõem a cesta básica, fazendo com que osbrasileiros assalariados sobrevivem em condições conflituosas dentro de seus lares.
Nos centros urbanos, grande parte da população assalariada vive em periferias da cidade e não têm direito ao lazer e nem possuir bens que venham a gerar despesas extras, uma vez que o salário é milimetricamente planejado para que não falte o básica em sua mesa. Saúde, habitação, alimentação e lazer, são direitosprevistos por lei a todas às pessoas, no entanto, nem sempre esses direitos são garantidos, uma vez que com que os baixos salários recebidos e número grande pessoas que compõem o núcleo familiar de classe baixa muitos vivem em condições praticamente desumanas.
A desigualdade social é o principal assunto dos políticos na mídia, no entanto, pouco, ou quase nada, tem sido feito para reverter esse caso. Istoé um problema social e para resolvê-lo é preciso ampliar as políticas públicas para acabar com o analfabetismo, diminuir o ritmo do consumismo, desemprego, exploração do trabalho mal remunerado pelos capitalistas através da ampliação do salário recebido e das horas extras e acabar com a infração que faz com que os preços aumentem a cada dia.
Várias atitudes precisam serem tomadas para que toda asociedade viva com dignidade e possa usufruir de direitos e deveres iguais, não sendo valorizado pela classe social que pertence e sim pelo trabalho desempenhado, lembrando que, todos os trabalhadores desempenham funções necessárias ao desenvolvimento do país, seja ela qual for.
































Desenvolvimento:


A questão social é muito maiscomplexa do que se pode imaginar, como foi retratado no filme BMW Vermelha, que não resolve dar às pessoas carentes recursos materiais, pois nem sempre elas poderão usufruir deles com qualidade, uma vez que sua renda mensal mal garante a sua sobrevivência. A família do filme “BMW vermelha” ganha o carro, no entanto seu estado de pobreza é tão grande que eles nem sabem o que é uma BMW, não temcondições de pagar seu seguro, que é um absurdo devido ao alto valor dos impostos, não tem dinheiro para fazer o emplacamento do veículo e também não tem condições de abastecer o carro. Para dar a primeira partida nele foi preciso fazer uma coleta com os moradores da favela para comprarem gasolina, sendo assim como poderiam passear e se divertir com o prêmio? Sua renda econômica é insuficiente para manterum carro com custos tão altos, refletindo as reais condições de uma família pobre brasileira. O pai de família não sabe nem dirigir e o carro acaba servindo como moradia para a família até ser totalmente destruído sem que a família tenha usufruído do seu conforto.
Isso leva a reflexão de que é preciso mais que fazer doações para as famílias carentes é preciso oferecer condições para que...
tracking img